Deus te ama!

A existência de Deus revela a verdadeira definição do amor. Toda a obra da criação reflete a gratuidade desta doação Divina. O amor é revelado através de sinais concretos e verdadeiros. A vida humana fundamenta-se no sentido essencial gerado pelo amor de Deus.

‘Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele’ (Jo 4,16b).

O Senhor derrama sobre toda a humanidade o amor transbordante que ferve de seu Coração Apaixonado. Nesta ação de partilha recebemos a graça de experimentar a comunhão deste amor único e intransferível.

Quem ama faz de tudo para estar junto da pessoa amada, mesmo que seja necessário renunciar as coisas que aparentemente são maiores e mais valiosas. Ao investir e conquistar o ser humano, Deus declara o seu amor pessoal e incondicional.

Independente da ação humana, este amor é manifestado a toda humanidade. A prova do amor de Deus é concretizada através de sua obra de misericórdia que se estende de geração em geração.

‘Porque és precioso aos meus olhos, porque te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti’. (Is 43, 3)

O Senhor nos conhece e chama cada um pelo nome. Jamais somos esquecidos e abandonados por Deus. Nada pode alterar ou abalar esta fonte inesgotável de amor que se derrama incessantemente sobre todas as criaturas. A distância, o tempo e as tempestades não podem esfriar a intensidade e a constância deste amor.

‘De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor’. (Jer 31, 3)

Aprendemos a amar quando conhecemos e experimentamos o efeito do verdadeiro amor. A iniciativa de Deus em nos amar primeiro ensina e permite também que nós amemos
(Cf 1 Jo 4,19) e aceitemos o próximo sem esperar recompensa, pois ‘o amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta’ (I Cor 13,7).

Quem persevera no amor de Deus experimenta a alegria completa. Devemos amar uns aos outros como Jesus nos ama. (Cf Jo 15, 9-13)

A caridade é o vínculo da perfeição e para buscar a perfeição é preciso viver e perseverar no amor puro e desinteressado. (Cf Col 3,14) O Espírito Santo vínculo de amor e unidade manifesta o amor de Deus através da sua ação plena.

‘O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado’ (Rom 5,5).
A expressão do amor do Pai é realizada em Jesus pelo poder do Espírito Santo.

‘Pois Deus amou tanto o mundo que entregou Seu Filho Único para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna’. (Jo 3,16-17)

‘Deus é Ágape, Amor plenamente gratuito e plenamente livre. Não é um Deus solitário, mas um Deus Trino que se doa gratuita e livremente na criação e na salvação’.
(Rubio)

Ir Fabiana Souza Duca de Aguiar
Carmelita Mensageira do Espírito Santo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.