Conquiste a liberdade!

O homem moderno vive sob pressão; ele traz sobre si o peso de uma eterna cobrança. Freqüentemente é condicionado e aprisionado por idéias e valores pré-estabelecidos pela sociedade.

O ser humano vive sufocado pela constante cobrança daqueles que lhe acompanham, ou seja, só se sente aceito e amado se corresponde às expectativas das outras pessoas que com ele fazem a experiência de existir. É que ele traz em si conceitos já estabelecidos a respeito da vida, do comportamento, dos valores, etc. Infelizmente só somos amados se somos aquilo que os outros querem e se correspondemos suas expectativas.

Ser aquilo que se é, nos dias de hoje, custa muito caro. Faça a experiência de ser você em plenitude e você verá o quanto será desprezado e desacreditado, e o que é pior, principalmente no meio religioso.

Não quero com essa reflexão generalizar esse contexto e nem induzir ninguém a externar somente suas misérias e fraquezas, pelo contrário, acredito que temos que dar o melhor de nós aos outros e, principalmente nós que assumimos a postura de cristãos, porém, precisamos romper com a hipocrisia que se perpetua em nossa “história enrustida” em meio a nossa grande necessidade de aprovação.
Creio que precisamos iniciar uma revolução em nossa escala de valores e conceitos, a ponto de você poder dizer livremente ao outro:

“Por favor deixe-me ser o que sou, me aceite. Não me obrigue a falar o que você quer ouvir, a sorrir como você quer que eu sorria, a ser o que você quer que eu seja, pois não agüento mais não me sentir à vontade diante das pessoas. Permita-me existir do seu lado, com minhas virtudes e imperfeições e, respeite aquilo que posso lhe dar hoje, não exija de mim o que ainda eu não sou e o que eu ainda não posso dar. Por favor, permita-me viver”.

Triste é retratar que dá pra contar nos dedos as pessoas diante das quais podemos dizer isso sem que elas se afastem de nós por não correspondermos àquilo que queriam. Diante disso, lhe faço um apelo: Tenha a coragem de assumir aquilo que você é, pois vivendo assim você verá quem realmente lhe ama pelo que você é, e não pelo que você dá, pois quem ama de verdade não cobra!

Seja você, não tenha medo! Assim você perceberá que muitos se afastarão, e que poucos ficarão, porém, estes poucos vão lhe amar com sinceridade e sem “impostos”.
Se alguém se aproxima de você somente para receber algo em troca, um elogio ou coisa assim, saiba que este nunca lhe amou, pelo contrário, ele se ama em você.

Faça um compromisso consigo mesmo. Pare de corresponder a esse jogo de hipocrisia! Pare de representar e, tenha certeza que você experimentará a mais plena liberdade que um ser humano pode sentir. Tenha a coragem de ser livre, e assim receberá o amor de quem sinceramente acredita em você.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.