Como Estou Vivendo a Palavra de Deus?

Iniciemos bem o mês de setembro, que pede a cada um de nós maior reflexão da PALAVRA DE DEUS. Procuremos, durante esse mês, estar atentos àquilo que Deus nos fala ao coração, por meio de sua PALAVRA. Jesus Cristo revela-se como a PALAVRA VIVA, que nos traz a salvação e nos chama a viver segundo a vontade daquele que nos criou à sua imagem e semelhança. O seguimento de Cristo não é pacífico, nem tranqüilo: é um caminho de cruzes, de sofrimento e perseguição, pois questiona a estrutura da sociedade e a existência humana. Quem se propõe a ser seu discípulo assume com Ele a missão de transformar o mundo, edificando uma sociedade justa e solidária. As diretrizes que orientam o seguimento estão expressas na Bíblia, cujo mês de setembro é dedicado.

O seguimento de Cristo proporciona uma mudança de vida que nos leva a ver o mundo de forma crítica e com ímpeto transformador. A PALAVRA de Deus nos vem comunicar a verdade salvífica. Jesus é o enviado do Pai ‘para que todos tenham vida e a tenham em plenitude’. Por isso, anuncia a Boa Nova que impulsiona ao seguimento aqueles que tomam a sua cruz e se dedicam pela causa do Reino. A vida cristã se fundamenta essencialmente nas virtudes teologais: FÉ, AMOR e ESPERANÇA. Abramos nosso coração à PALAVRA DE DEUS, que vem como uma semente, à procura de um terreno fértil para crescer e produzir muitos frutos. É nosso dever como cristãos fazer com que a Palavra de Deus se multiplique, portanto, levemos adiante a missão deixada pelo Mestre. A Palavra de Deus é luz. Levar adiante o projeto de Jesus é uma responsabilidade muito grande. Porém é essa a missão que Ele nos deixou. Devemos estar sempre disponíveis ao trabalho do Reino, sendo fiéis à resposta que damos ao chamado que Ele nos fez.

O grande questionamento feito aos discípulos de Jesus, também o é, hoje, transferido para cada um de nós! Somos, então, convidados a refletir: ‘Quem é Jesus?’ Jesus mostra-se presente na vida daquele que o busca na fé, acompanhada de obras. Quem segue a Jesus, é agente de salvação. Não podemos deixar que se percam aqueles que na cruz, Cristo veio salvar. O Plano Divino de salvação, revelado por Jesus Cristo, requer de nós uma resposta.

Todos nós, batizados, temos responsabilidade pela Igreja e pela transformação do mundo em direção aos valores do Reino. Todos os que crêem em Jesus, estão convidados a se sentir companheiros-membros da mesma família de fé, dentro de uma espiritualidade ecumênica.

É na Ressurreição do Senhor, que encontramos o sentido profundo de nossa vida, e a força para superar os problemas que nos atingem. Neste mês de setembro, procuremos dar um destaque especial à Bíblia. É missão de todos nós despertar nos irmãos e irmãs o gosto pelo aprofundamento bíblico e o amor à Palavra de Deus. A Bíblia tem papel fundamental na nossa vida. Queremos assumir, hoje, o compromisso de ler sempre o Livro Sagrado: a fim de compreender melhor os mistérios da fé. A leitura da Bíblia é uma forma de estabelecer a comunicação e a comunhão com Deus. A partilha da Palavra possibilita a comunicação e a comunhão entre nós.

Que todos nós possamos descobrir a importância e a força da Palavra de Deus e crescer na fé, no amor e nos sentirmos atraídos ao seguimento de Jesus! A Bíblia Sagrada apresenta o caminho para solucionar nossos problemas. A leitura dos textos sagrados é fonte de PAZ … de TRANQÜILIDADE …DE BÊNÇÃOS DIVINAS!

Eduardo Rocha Quintella – Fraternidade S. J. da Cruz – O.C.D.S –
Adorador Noturno da Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem – B.H.
Tel.: (0xx31) 3486 –8507

Novo e-mail
eduardoquintella@terra.com.br