CF 2002: a luta por uma terra sem males

O tema da Campanha da Fraternidade de 2002 é: ‘Fraternidade e Povos Indígenas‘; e o lema: ‘Por uma terra sem males‘. Hoje, no Brasil, a população indígena é superior a 330 mil pessoas, pertencentes a 215 nações, que falam mais de 180 línguas diferentes. Em 1500, esta população ultrapassava 5 milhões e, 970 povos.

Refletir sobre os povos indígenas é mais do que lamentar só povos desaparecidos, a opressão, a violência, a condição de miséria e exclusão. Esta reflexão convida a relembrar a histórica luta de resistência dos povos indígenas ao longo destes cinco séculos, e também a resistência e a esperança dos povos negros, forçados a fazer do Brasil a sua pátria; dos imigrantes pobres de tantos países, que vieram aqui e trouxeram em sua bagagem os sonhos de uma vida nova em uma terra farta e livre.

Esta CF 2002 tem a finalidade de fortalecer os fios que tecem a rede da solidariedade cotidiana, que se manifesta na prática de todos, e no apoio a causa dos que lutam pelo mundo melhor, pela terra sem males.

Dom Ceslau Stanula CSSR
Bispo de Itabuna – BA

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.