Amar de novo

“Aqueles que se dispõem a servir a Deus, comprometem-se em fazer a vontade d’Ele. Ela mesmo nos impulsiona e tira-nos de nossa situação de comodidade.”

Em Oséias (3,1) está escrito: ”O Senhor me disse: “Vai amar de novo aquela mulher adúltera, amada por um amante…”” É uma ordem de Deus “vai amar”.

Ainda que não tenhamos descoberto o amor em nós, todos têm direito do nosso amor e temos amor para dar: amor puro, amor que cura e perdoa, amor que ama de graça sem esperar nada em troca, amor que chora, se alegra, amor que dói e que até deixa a nossa alma enferma, como Santa Terezinha pôde experimentar.

O amor de Deus é tão grande que não cabe em nós, é um amor que nos torna livres, que nos atrai a Ele. Deus nos ama com um amor eterno(Jr 31, 3).

Todo ser humano, mesmo inconscientemente busca o amor verdadeiro que é Deus. Muitos confundem amor com “sexo” na expressão “vamos fazer amor (sexo)?” O amor não é sexo. O sexo foi feito por Deus para o casamento e é uma conseqüência do amor entre duas pessoas que se casaram legalmente na Igreja.

Existem namoros onde o homem diz a sua namorada: “Dê uma prova de amor por mim : faça sexo comigo”. Ele só quer usar a sua namorada para ter prazer e depois terminar tudo, pois conseguiu o que queria. Não se prova o amor fazendo sexo. Deus diz para nós vivermos a castidade.

Por isso retomo agora a palavra: ”Vai amar…” É uma ordem realmente para todo homem, pois Deus é o verdadeiro amor que todos nós buscamos: homens, mulheres, crianças, jovens e idosos – amar e ser amado.

”Todos nós temos necessidade do amor puro dos nossos irmãos para o nosso equilíbrio afetivo”. (Pe. Jonas Abib)

Na Canção Nova, uma das regras de vida é o “viver reconciliado”. Por isso: ”Vai amar de novo aquela mulher adúltera, amada por um amante…” (Os 3,1).

Amar de novo quem nos ofendeu, quem nos traiu, quem nos adulterou, etc. É difícil nessa situação obedecer a ordem de Deus “amar”, mas quando nos dispomos a dar o primeiro passo e amar de novo, entramos na glória de Deus aqui na terra.

Mais difícil ainda é se o erro persistir. O ”amar de novo” torna-se um desafio, mas se quero amar, então preciso amar de novo e com isso vou exercitando o amor e o perdão dentro de mim.

Para que mudemos de vida é necessário tempo, isso não acontece de uma hora para outra: é preciso muito suor, lágrimas, oração, renúncias. Passamos a vida inteira, dia a dia nos convertendo. Para amar é assim, não é de uma hora para outra que eu amo, é preciso exercitar o amor a cada dia, a cada situação.

Já estamos nos finais dos tempos e daqui a pouco Jesus voltará em sua glória e não vai dar para improvisar. Se não amo hoje, se não perdôo hoje, no final não conseguirei amar quantas vezes se fizer necessário. Somos como a mulher adúltera citada em Oséias (3,1) que com nossos pecados ferimos a Deus, mas Ele não se cansa de nos amar e amar de novo a cada dia, a cada erro e a cada pecado.

Insisto novamente: ”Deus nos convida (nos dá uma ordem) a AMAR DE NOVO, outra vez, mais uma vez, quantas vezes for preciso, pois Ele não se cansa de nos amar, mesmo com os nossos adultérios para com Ele: quando colocamos outras coisas em primeiro lugar em nossa vida”.

“Amas e serás livre” (Sto Agostinho), pois o “amante” é o diabo que nada tem de amor, só quer destruir o amor. Existem muitas pessoas anêmicas: a pior anemia é a de amor”.