Advento tempo de gestação e expectativa

Estamos nos aproximando do Natal, nascimento de Jesus; é o Advento, tempo de gestação e expectativa, pois quando esperamos uma pessoa querida é preciso ter uma espera cuidadosa, querida e alegre.

Hoje, esperar o Senhor neste Novo Milênio que estamos vivendo é aguçar nossa sensibilidade para captar os sinais que nos revelam a transparência de Deus em nosso tempo.

Nas duas primeiras semanas do Advento precisamos estar atentos, vigilantes, já que neste período esperamos a vinda definitiva e gloriosa de Jesus e nas semanas seguintes nos preparamos especialmente para o seu nascimento em Belém.

É importante saber que neste período não só os cristãos mas toda a humanidade e a criação inteira estão vivenciando este clima de Advento, de ansiosa espera.
Aguardamos a manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus em que Justiça e Paz se abracem inaugurando assim um novo reino de amor.
Percebam que neste período somos todos convidados a proclamar que o Senhor está chegando como libertador. Os sinais se manifestam nas lutas concretas dos pobres e de todos os que com eles se fazem solidários.

DURANTE O ADVENTO OMITE-SE O GLÓRIA/ DICAS PARA CELEBRAÇÃO

** Em cada domingo se acende uma vela que poderá ser trazida em procissão de entrada ou na Aclamação do Evangelho.
** Fazer uma acolhida bem afetuosa às pessoas, reconhecendo em cada uma delas a presença do Senhor.
** Escolher cantos que expressem os desejos do coração de ver sinais de vida e de libertação.
** Importante deixar sempre instantes de silencio após cada leitura, após o canto do Salmo.
** A resposta às preces poderá ser cantada e expressar o desejo e a expectativa , retomando o clamor das comunidades do Apocalipse: ‘Vem Senhor, Jesus’ ou ‘Vem Senhor! Vem Senhor! Vem libertar seu povo’.
**Durante o período do Advento omite-se o canto do Glória que fica reservado para o tempo de Natal.

PRESÉPIOS

**Onde for costume armar o presépio, utilizar troncos secos com brotos e faze-los aos poucos, durante o Advento ou a partir de 15 de Dezembro (inicio da Novena do Natal).
Importante é a comunidade a cada domingo, visualizar sinais da aproximação da chegada do Senhor.
** As comunidades gostam neste período de celebrar a reconciliação, o perdão e a penitência como sinal de conversão e uma vida nova. As celebrações devem ser preparadas com carinho levando em conta o tempo litúrgico do Advento para a escolha de textos bíblicos, cantos, orações e símbolos.

Campos Filho
Fonte: Rainha da Paz