A Verdade

Quando, no dia da sua Paixão, Jesus disse que veio ao mundo para ensinar a verdade, Pilatos, o juiz, perguntou-lhe: ‘o que é a verdade?’

A ignorância de Pilatos, infelizmente, é algo comum. Quanta gente não sabe o que é a verdade!

A verdade é o reflexo de Deus. Deus é a verdade. Uma coisa é verdadeira quando reflete o plano de Deus e nós estamos na verdade quando nossa razão se conforma com a verdade de Deus.

Deus é um só. Por isso a verdade é uma só, porque é o reflexo de Deus. E a religião verdadeira é uma só. E o que era verdade no tempo de Cristo é verdade hoje e o será sempre. E o que era pecado no tempo de Cristo, é hoje e o será sempre. A verdade não muda porque Deus é imutável. Assim, disse São Paulo: ‘Um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo, um só Deus…’ (Efésios 4, 5).

Mas, nestes tempos em que o homem procura se substituir a Deus e tornar-se senhor de si mesmo, chega-se até ao absurdo de dizer que Deus é criatura do homem, o homem é que cria o seu Deus. Daí passam a dizer que nós é que fabricamos a verdade. E afirmam, conseqüentemente, que todos estão certos, porque cada qual é senhor das coisas, que cada um tem a sua verdade, que duas afirmações contraditórias podem ser ao mesmo tempo verdadeiras, que todas as religiões são boas, apesar de afirmarem coisas contraditórias, que o que antigamente era verdade hoje não é mais, porque tudo evolui etc. etc.

Quantas mentiras a respeito da verdade!

Um lugar, onde não se respeita a verdade objetiva e cada qual quer ter a sua verdade e todos têm que aceitá-la, chama-se hospício, casa de loucos. Lá um diz: ‘Eu sou Napoleão’, e o outro: ‘eu sou uma árvore’. E todos querem ter razão!

Prevalecendo esta teoria, nenhum aluno poderá ser reprovado no exame, porque cada qual pode ter a sua verdade. Ele acha que o certo é assim e o professor não poderá dizer que ele está errado: terá que respeitar a ‘verdade’ do aluno.

Santo Tomás de Aquino ensina que nós não somos medida da verdade, mas somos medidos pela verdade. A ela devemos nos curvar, porque a verdade é o reflexo de Deus, pois foi Ele mesmo que disse no Evangelho: ‘Eu sou a Verdade’ (São João 14, 6).

Dom Fernando Arêas Rifan
Bispo Coadjutor da Administração Apostólica Pessoal ‘São João Maria Vianney’

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.