A Canção Nova é nossa!

Os meios modernos de comunicação social são maravilhas da técnica. Através deles, a pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, pode se comunicar com o mundo todo.

Não mais existem distâncias. Vivemos na ‘aldeia elétrica global’.

São palavras do Concílio Vaticano II no início do decreto ‘Inter Mirifica’ sobre os Meios de Comunicação Social:

‘Entre as admiráveis invenções da técnica, que de modo particular nos tempos atuais,com o auxílio de Deus, o engenho humano extraiu das coisas criadas, a Mãe Igreja com especial solicitude aceita e faz progredir aquelas que de preferência se referem ao espírito humano,que rasgaram caminhos novos na comunicação fácil de toda sorte de informações pensamentos e determinações da vontade.

Dentre estas invenções, porém,destacam-se aqueles meios que não só por sua natureza são capazes de atingir e movimentar os indivíduos, mas as próprias multidões e a sociedade humana inteira, como a imprensa o cinema,o rádio,a televisão e outros deste gênero, que por isso mesmo podem ser chamados com razão de Instrumentos de Comunicação Social’.

Através dos Meios de Comunicação Social, a Igreja, com novo vigor, novos métodos e manifestações, pode, com alegria, realizar a urgente ordem de Jesus: ‘Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura’ (Mc. 16,l5).

Os discípulos (as) de Jesus que marcam corajosa presença evangelizadora nos Meios de Comunicação Social sentem a imperiosa urgência de realizar o conselho de Jesus, o comunicador do Pai: ‘O que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados’ (Mt. l0,27).

Nos bons últimos anos, a Igreja vem se despertando para a evangelização através dos Meios de Comunicação Social. Despertar lento, mas significativamente progressivo. É fato que existem os que ainda teimam em mais investir na construção de torres de templos que em torres de rádio e televisão! A mudança de mentalidade, de atitudes, vai se operando, em verdadeira e promissora florada!

Gente maravilhosa!

Entre os Meios de Comunicação Social totalmente voltados à causa evangelizadora, tenho a alegria de cumprimentar, parabenizar, esta GENTE MARAVILHOSA que integra a Família da Canção Nova, com o Padre Jonas à frente!

Com as palavras da Mãe de Jesus e nossa, louvo ao Pai pelo muito que nossa Canção Nova tem realizado: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus meu Salvador” (Lc. l,46).

Na verdade, o Senhor tem feito maravilhas através da Canção Nova.

Avante, de esperança em esperança! Avante nos braços da Providência!

E que o Espírito Santo suscite sempre mais colaboradores entre os discípulos e discípulas de Jesus, em nossas Comunidades Católicas, para que Canção Nova possa levar avante nossa maravilhosa missão: de ‘Evangelizar com renovador ardor missionário, testemunhando Jesus Cristo, em comunhão fraterna, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres para formar o povo de Deus e participar da construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida e da esperança, nas diferentes culturas, a caminho do Reino definitivo’.

Dom Angélico Sândalo Bernardino
Bispo de Blumenau – Santa Catarina
Bispo responsável pelo Setor Vocações e Ministérios da CNBB