A beleza do feminino salva a humanidade

“A mulher de valor, quem a encontrará? Ela é mais preciosa do que as jóias […] proporciona sempre alegria, nunca desgosto” (Pv 31,10-12).

Recordo-me aqui de uma conversa com um padre africano, estudante na mesma Universidade que frequentei, em Roma. Dizia-me ele: “Em nossas tribos, temos um ditado muito interessante: ‘Quem educa um menino, educa um homem; porém, quem educa uma menina, educa toda uma sociedade’“.

Fiquei pensando no que ele me disse, na cultura que expressava e fui ligando isso às coisas que ouço e vejo por aqui. Quantas vezes, deparei com verdadeiras heroínas, mulheres batalhadoras e destemidas que, deixadas pelos maridos, criaram e formaram seus filhos. Outras vezes, ouvi alguns dizerem que a mulher é o esteio, o sustentáculo de uma família. A presença da mãe-esposa-mulher une e aquece um lar. Mais tarde, em aula, ouvi um grande professor dizer que a mulher tem o poder de dar identidade aos filhos e à casa.

Que profundidade em todas essas ideias! Verdadeiramente a mulher revela o ser imagem de Deus com seus atributos de ternura e bondade, força e coragem e, com o homem, formando o casal pelo Sacramento do Matrimônio, revela a riqueza do ser imagem e semelhança de Deus, assim como foram criados (cf. Gn 1-2).

Pensando em tudo isso, neste mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, creio que todos nos alegramos com as conquistas dessas que devem gozar de todo respeito e reconhecimento pelo papel que desenvolvem na família, na Igreja e na sociedade. Porém, é bom lembrar que a mulher deve cumprir o seu papel específico.

Em nome de conquistas, a mulher não pode deixar o específico do feminino: Mulher-Mãe, Mulher-Esposa, Mulher-Dom, Mulher-Portadora e Defensora da Vida… A mulher mantém uma casa em pé! Aliás, não é à toa que em nossa fé temos uma Mulher em pé junto à Cruz de seu Filho. Maria-Esposa-Mãe revela essa força, revela também a beleza do feminino. Imitando essa Mulher forte do Evangelho, que cada mulher se orgulhe do que é e do que faz!

Que reconheçamos cada vez mais que a beleza verdadeira do feminino salva a humanidade!

Deus escolheu uma Mulher para ser portadora de Seu maior presente para nós!
A Igreja, Esposa de Cristo, revela também essa beleza do feminino que traz consigo consolação, amparo e conforto! Que nossas famílias reconheçam sempre o quanto a presença feminina nos enriquece e o quanto precisamos ser gratos a nossas mães, avós, esposas, filhas, irmãs! Aproveito para agradecer a todas as mulheres que mantêm nossas comunidades vivas e belas!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.