12 de Outubro

Com muita alegria, nós brasileiros, mais do que nunca, recordamos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora Aparecida. Tudo começou em 1717, com três pescadores, Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, quando estes foram pescar no Rio Paraíba. No momento em que já se encontravam desanimados para a pesca, lançaram a rede e apanharam a imagem de uma santa, a qual não possuía a cabeça. Em seguida, apanharam também a sua cabeça e, depois de novamente lançar as redes, conseguiram apanhar peixes em abundância, enchendo-se, assim, a rede.

A referida imagem permaneceu, durante anos, com Filipe Pedroso, até que este a presenteou ao seu filho, o qual movido por amor a Virgem, fez-lhe um Oratório simples, onde ele passou a reunir-se com os seus familiares e vizinhos, para que recebessem, todos os sábados, as graças do Senhor, por meio de Maria. Com o passar do tempo e o crescente aumento no número de devotos da Senhora de negra cor, foi preciso construir-se uma grande Capela; e muitos anos depois, um Templo, o qual foi inaugurado em 1888.

No final do século, o Bispo Diocesano elevou esse Templo à honra de Santuário, e convocou os Redentoristas, para que deste se responsabilizassem, propagando o amor a Maria e ajudando o povo.

O Papa Pio X, em 1904, deu ordem para que coroassem a imagem de modo solene e elevou o Santuário à Basílica. E outro grande acontecimento, inclusive central para a nossa devoção a Virgem, foi quando o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora, Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e aumento cada vez mais significante de devotos a Imaculada Mãe de Deus. E em 1967, completando-se 250 anos da devoção a Virgem Maria em nosso país, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância deste mesmo, e estimulando o culto a Mãe de Deus.

Com o crescimento das romarias, devido às graças que o Senhor derramava através de Maria, iniciou-se em1950, a construção da grande e atual Basílica, que foi solenemente consagrada pelo Papa João Paulo II, em 1980, ocasião em que este nos visitou, e assim, confirmando-nos nesta sóbria devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida … Rogai por nós!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.