criptomoeda

O que são as bitcoins? Vale a pena investir nesse mercado?

É possível ficar rico investindo em bitcoins?

As bitcoins são o assunto do momento no mundo das finanças, ou melhor, as criptomoedas, uma vez que a bitcoin é apenas uma delas, a mais famosa talvez. Várias pessoas têm me procurado para perguntar sobre investir em bitcoins, ganhar dinheiro e até ficar rico em pouco tempo! Este artigo quer apenas alertar para os perigos e fraudes que podem acontecer nesse tipo de investimento, além de seguir a máxima: não entrar em uma coisa que não se entende.

-O-que-são-as-bitcoins-Vale-a-pena-investir-nesse-mercado

Foto ilustrativa: bodnarchuk by Getty Images

A bitcoin tomou conta dos noticiários econômicos, seja pelo caráter inovador, seja pela aparente porta aberta para ser milionário. Não é bem assim. Em primeiro lugar, bitcoin é apenas uma das milhares criptomoedas, ou moedas digitais; e, a cada dia, surgem novas e diferentes modalidades. Os casos de pessoas que ficaram famosas e ricas ao investir nessas moedas faz parte apenas de um universo muito restrito.

A bitcoin surgiu por volta de 2008, e veio como uma alternativa ao meio de pagamento tradicional, o dinheiro ou as moedas físicas como dólar, euro e real. A ideia era descentralizar o controle e, ao mesmo tempo, ter custo zero de transações. A grande vantagem das moedas digitais é que elas não possuem custos de transação, ou seja, as taxas que, muitas vezes, são pagas aos bancos. Muitas moedas digitais também não pagam, por ainda estarem fora do alcance dos governos e estados. Nesse ponto, vem o primeiro alerta: a Receita Federal abriu um campo na declaração anual de ajuste do imposto de renda para as moedas digitais. Logo, se você possui criptomoedas, não deixe de as declarar!

É seguro investir em bitcoins?

Outro ponto perigoso da bitcoin é que algumas empresas se aproveitaram da inocência de pessoas que pegaram todas as suas economias e colocaram neste investimento. Explico. Para adquirir a bitcoin, é preciso ter uma carteira virtual em uma empresa (site) que intermedeia a transação. Logo, essas empresas precisam ser sólidas e com tempo de mercado, para que não aconteça de sumirem com suas bitcoins, ou até mesmo nunca realizarem o investimento.

Responda rápido: você já investiu em Tesouro Direto, em CDB ou Fundo de Investimentos? Se não, é melhor não entrar em bitcoins, pois é um investimento muito mais arriscado e agressivo, onde as variações são muito rápidas. Alguns investiram na bitcoin quando valia bastante, e esse valor caiu para menos da metade em pouco tempo. Portanto, não venda seus bens para colocar em bitcoin na esperança de ficar rico. Junte e faça sua poupança no Tesouro Selic, sem riscos, e aprenda mais sobre finanças pessoais, para depois tentar outras alternativas.

Leia mais:
::Conheça os cinco passos para economizar dinheiro
::Dificuldade financeira: que gastos devemos cortar em tempos de crise?
::Como organizar financeiramente momentos de lazer durante o ano?
::Socorro! Quero me aposentar!

Em resumo, não se precipite sobre o que você não conhece. O caso de algumas pessoas que ficaram milionárias com moedas digitais esconde o caso de muitos que perderam bastante dinheiro com a queda dos seus valores, além daqueles que foram alvos de empresas fraudulentas, que sumiram com o dinheiro das pessoas. Bem melhor é conhecer, pouco a pouco, o mundo das finanças, e ir aprender sobre investimentos mais seguros e confiáveis, do que confiar na primeira notícias que se lê por aí.

Deus abençoe. Bons investimentos.


Bruno Cunha

Economista, Professor e Missionário da Comunidade Canção Nova, Bruno Cunha possui 20 anos de experiência na área de Finanças, Macroeconomia, Mercado Financeiro, Economia, Educação Financeira, Finanças pessoais e Administração Financeira e Orçamentária. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU), possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professor e assistente de coordenação do curso de Administração na Faculdade Canção Nova (FCN).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.