Viva bem esse tempo

Quem quer férias?

O tempo de férias é propício para a restauração da pessoa por inteiro, não só do corpo, mas também da alma

Acredito que, se você teve interesse pelo tema, é porque já está contando os dias para gozar do merecido descanso. Daí faço-lhe outra pergunta: O que pretende fazer nas férias? Se você tem trabalhado bastante nos últimos dias, talvez responda-me logo que deseja dormir, dormir e dormir mais um pouco. Tenha calma! Férias são mais que isso. É claro que dormir um pouco mais é um privilégio desse tempo merecido, mas quem disse que só se descansa dormindo?

O tempo de férias é propício para a restauração da pessoa por inteiro, não só do corpo, mas também da alma, da essência do que somos. Por isso que esse período é também favorável para estarmos mais perto dos que amamos, e viajar em família é uma ótima dica. Eu sei que isso não é fácil, afinal, cada um tem uma ideia diferente do destino a ser seguido e o dinheiro nem sempre dá para ir aonde vão os nossos sonhos. Porém, com uma boa conversa e muita calma, podemos conseguir grandes conquistas, inclusive boas férias para todos.

Quem quer férias - 1600x1200Foto: Imgorthand

Planejar bem as férias

Para quem tem filhos pequenos, antes de planejar seu passeio pense se este será agradável também para eles. Crianças têm interesses diferentes dos nossos, têm muita energia para gastar, precisam brincar em liberdade, ter contato com a natureza, com a terra e principalmente com os pais. Talvez contar histórias do lugar que você sonha em conhecer, para eles, seja mais interessante do que ir propriamente lá.

Que tal perguntar para seus filhos, sem induzi-los à resposta desejada, o que eles gostariam de viver nas férias? Pode ser que você tenha surpresas.

Se você não tem filhos e pode curtir um passeio a seu gosto, faça isso com prazer e não perca nenhuma oportunidade de viver bem cada instante.

Eu sei que cada um descansa de um jeito, convivo com muitas pessoas em casa e observo que algumas gostam de assistir televisão, outras de dormir, outras ainda de passear ou fazer compras. Enfim, cada um tem sua maneira de sentir-se mais à vontade. O que todos nós temos em comum, no entanto, é a necessidade do descanso; e é justamente por isso que existe esse período de pausa. É um tempo privilegiado e, como todos os demais, deve ser bem vivido para alcançar a meta.

Qual é seu objetivo nas próximas férias?

Viajar é maravilhoso, mas é claro que essa não é a única opção para se ter boas férias. Dormir um pouco mais, cuidar da saúde, visitar parentes e amigos, praticar esportes, fazer uma boa leitura, caminhar no parque ou simplesmente nas ruas mais tranquilas da cidade, passear no campo, pescar, tomar banho de chuva, nadar no rio e tantas outras opções de lazer podem ser adotadas sem que seja preciso muito gasto.

Na Canção Nova, comunidade da qual faço parte, brincamos com a ideia de que um dos dons proporcionados pela pobreza é o da criatividade. E isso já foi provado, é verdade! Precisamos fazer uso desse dom maravilhoso e saborear a alegria que se esconde muitas vezes na simplicidade dos fatos.

Leia mais:
.: Férias com muita diversão e gastando pouco
.: Nas férias, você tem um tempinho para seu cônjuge?
.: As férias acabaram e não me sinto bem!

Que tal, nesse período de descanso, voltar ao lugar onde você nasceu e reencontrar suas raízes, ouvir as histórias do seu povo, pisar na terra onde você cresceu? Sentir o cheiro desse lugar pode curar sua alma de muitas dores. Se puder fazer isso na companhia de quem você ama, será ainda melhor. Dar-se a conhecer é também uma forma de reconciliação com nossa história. Por outro lado, também temos mais condições de conhecer as pessoas quando pisamos em seu chão de origem, quando conhecemos sua história retratada no seu povo, na sua terra, na sua cultura.

No entanto, o mais importante acredito que seja viver bem esse tempo e, no fim, voltar para o trabalho refeito, descansado e pronto para recomeçar.

Ainda outra dica, e talvez a mais importante: lembre-se de que Deus está sempre conosco, portanto, também nas férias. Quem puder visitar lugares santos, fazer um retiro espiritual e dedicar mais tempo à oração fará uma excelente opção.

Ótimas férias para todos! Diz a Palavra de Deus que ““Há um tempo para cada coisa debaixo dos céus”” (Eclesiastes 3,1ss).

Se para você chegou o tempo de descanso, então descanse para valer!


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às terças-feiras, está à frente do programa “De mãos unidas”, que apresenta às 21h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000. Recentemente, a missionária lançou o livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.