“Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8,31-32). Estamos de passagem neste mundo, e o nosso caminho é semelhante ao de Jesus: caminho de cruz, porque o discípulo não é maior do que o Mestre. Precisamos, no entanto, estar atentos para uma realidade: muitos dos nossos sofrimentos são frutos do mau uso da nossa liberdade. Levados pela emoção e agitados pela correria da vida, temos agido de acordo com a ideia que nos vem à cabeça, na maioria das vezes, sem pararmos, nem que seja por um instante, para pensar nas consequências das atitudes tomadas.
Somos senhores da nossa liberdade
Deus nos dá a liberdade de escolha, porque nos ama, e por isso nos deixa livres. Somos senhores da nossa liberdade, mas nem sempre sabemos fazer as escolhas certas, porque somos limitados. É aí que precisamos tomar consciência de que sozinhos não somos capazes de conduzir a nossa própria vida e clamarmos o auxílio do Alto.
Coloquemos, portanto, nossa vida nas mãos de Deus, para que Ele nos aponte qual caminho devemos seguir neste dia. Dessa forma, não corremos o risco de nos perdermos em meio às decepções e adversidades, nem de nos tornarmos pessoas incrédulas e distantes de Deus, que tanto nos ama e nos quer felizes.
Leia mais:
::Quanto custa a sua paz interior?
::Adolescência e juventude: o que eu estou vivendo?
::Esperar para quê?
::Férias das pessoas?
Oração
Senhor, eu tomo posse desse grande dom que me deste, que é a liberdade, mas reconheço que não sei fazer as escolhas certas. Vejo os acontecimentos de forma muito superficial e acabo escolhendo a partir da minha visão limitada. Por isso, neste dia, eu Lhe peço, vem em meu auxílio e toma minha vida em Tuas mãos, conduz os meus passos e ajuda-me a fazer a melhor escolha.
Texto extraído do livro ‘Tenha um ótimo dia‘, de Dijanira Silva.