decisão

Jovem, escolha o seu caminho

Todo jovem quer ser livre e feliz. E não aceita perder a isso por nada. O criador não quis para você uma felicidade pequena nem transitória, essa em que encontra-se entre as coisas do mundo: o prazer dos sentidos, o delírio das riquezas ou o fascínio do poder, das drogas, do sexo… Isso tudo passa! É uma felicidade ilusória. Isso é muito pouco para você e não o satisfaz. Deus quis que a nossa felicidade fosse muito maior.

O Pai sempre quer o melhor para o filho. Você foi criado à imagem de Deus, então, a sua sede e fome de realização e de felicidade são infinitas, e não podem serem saciadas com as satisfações que se acabam. A sua fome de felicidade não pode ser saciada sem Deus, que é infinito. É fome de Deus. Sem acolher a Deus de coração aberto, você jamais experimentará a autêntica felicidade e liberdade.

Isso não é uma mera conclusão religiosa, é um fato de vida. Se dermos a um jovem tudo o que ele quiser: dinheiro à vontade, prazer até não poder mais, “curtição” de toda espécie, você verá que a sua fome de felicidade continuará insaciada. Ele sempre pedirá mais, sem limites. Se isso não fosse verdade, não teríamos tantos jovens ricos delinquentes, envolvidos com as drogas, crimes etc.

Jovem, escolha o seu caminho

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

O jovem Agostinho

Santo Agostinho (354-430), quando jovem, também buscou a felicidade nos prazeres do mundo, na retórica, na oratória e em tantas outras estrepolias, porém, somente saciou seu coração quando encontrou o Evangelho e Jesus Cristo. Sem Deus não há autêntica liberdade e felicidade.

Mas, por favor, não pense que abraçar a Deus, viver uma vida e obediência às suas leis significam perder a liberdade e viver uma vida triste e mutilada. Não! Ao contrário, Deus é a verdadeira liberdade e verdade. Você precisa saber a diferença que há entre liberdade e libertinagem, entre ser livre e libertino.

Liberdade sem compromisso com a verdade e com a responsabilidade, torna-se libertinagem; quer dizer, abuso da liberdade. E isso não pode fazê-lo feliz! A verdadeira liberdade é fazer tudo o que é justo, legítimo e conforme a lei de Deus. Fora disso é escravidão.

Escolha o seu caminho!

Texto extraído do livro “Jovem, levanta-te”, do professor Felipe Aquino.

banner afetividade


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino

comentários