Relacionamento

Da amizade à castidade

Uma verdadeira amizade em Cristo não é governada pelos instintos nem motivada por interesses, mas é uma escolha mútua, que tem valor por si mesma.

Toda amizade precisa ser purificada, pois a injúria, a calúnia, a arrogância (que impede a correção) e a traição podem destruí-la. Quem é amigo sempre ama.

A castidade nos faz inteiros no amor

Hoje, eu gostaria de falar sobre um assunto diferente, ainda dentro do plano da amizade, fundamental para todas as idades. Queria falar de um tema, que é muito importante no mundo de hoje: a castidade. Não podemos pensar num mundo novo sem essa virtude. De uma maneira muito particular, a castidade é a coroa do amor, um escudo para os nossos relacionamentos. Mais que um escudo, é uma expressão do verdadeiro amor. Ela nutre e potencializa o amor. Quando falta a castidade, o amor perde a força em nós e nos tornamos presas fáceis do desamor, da violência e da degradação.

Amizades-que-permanecem

Foto Ilustrativa: skynesher by Getty Images / cancaonova.com

A castidade é um segredo que os jovens cristãos têm para a sua vida. No entanto, vocês veem como o mundo de hoje despreza essa virtude, pois perdeu o sentido de beleza dela. A castidade é vista como um tabu, como moralismo, preceito e obrigação.

Expressão do amor

Cada união íntima de corpos é como um pedaço de você dado ao outro, porque seu corpo está intimamente ligado à sua alma. Em cada relação sexual feita fora do matrimônio, não pense que você está dando e recebendo prazer. Engano! Em cada relação sexual, você está dando um pedaço de você para sempre àquela pessoa.

Leia mais:
.: O que é a castidade?
.: Motivos para viver a castidade
.: Como viver a pureza nos dias de hoje?
.: Vivendo a castidade em um mundo pornográfico

A castidade é um grande dom, que faz com que compreendamos a unicidade do nosso ser. Se vivemos no pecado, destruímo-nos e destruímos os outros.

O pecado nos fragmenta

Quando a castidade é ferida, gera prazer no ato [sexual], mas gera dor na vida. E como descem lágrimas nos olhos dos jovens feridos na castidade! Por outro lado, a presença dessa virtude [castidade] gera felicidade, dignidade, uma capacidade para amar, para doar-se não por pedaços, mas para doar-se por inteiro, como Jesus se deu na cruz. Hoje, vemos um mundo que despreza a beleza da castidade. Por isso, as consequências são tão graves.

O “ficar” não deixa de ser um tipo, um certo nível de prostituição. Nos namoros avançados, os casais valorizam mais a relação física. Sem uma relação profunda de amizade no namoro não existirá matrimônio verdadeiro e feliz. E como as pessoas não priorizam a amizade no namoro, constroem matrimônios imaturos, inseguros, muitas vezes, gerados por relações sexuais pré-matrimoniais.

Artigo extraído a partir da pregação do Acampamento PHN de julho de 2007