Alguma vez, em sua vida, você já se perguntou: Quem sou eu? Dificilmente, vamos encontrar alguém que diga ‘não’. Essa pergunta é comum a todos, é a necessidade natural que cada um tem de encontrar a sua verdadeira identidade.
A verdadeira identidade é a essência da criatura humana. É aquilo que somos aos olhos de Deus e que, a partir da nossa formação e amadurecimento, vai aflorando. É aquilo que não pode ser mudado, pois a essência não muda, transforma-se.
Como encontrar a verdadeira identidade?
Imagine uma pedra bruta de diamante. Quando ela é encontrada, não se vê aquilo que ela é de verdade, não se pode tocar ainda na sua essência. Não se pode ver o seu brilho, sua beleza; não se pode calcular ainda o seu real valor. À medida que ela vai sendo lapidada, a sua essência vai se tornando visível, daí sim é que se pode ver o seu brilho, sua beleza, seu valor.
O mesmo que acontece com essa pedra de diamante acontece com cada um de nós. A vida vai se encarregando de nos lapidar, de trazer para fora a nossa beleza, nosso brilho e valor. Tudo o que está a nossa volta (nossos familiares, amigos, a mídia, as músicas que ouvimos, as modas que adotamos…) tem influência na formação dessa verdadeira identidade que precisamos encontrar, mesmo que, muitas vezes, isso venha a acontecer de uma forma inconsciente. Tudo tem influência. Precisamos ter um senso critico, uma opinião própria diante de todas as coisas que nos são oferecidas.
Não podemos comprar tudo que este mundo liberal nos oferece. Precisamos selecionar e, selecionar bem o que nos é oferecido. Não podemos ser maria-vai-com-as-outras! São Paulo nos exorta em sua carta aos Tessalonicenses: “Examinai tudo, ficai somente com o que é bom!”(I Tes 5,21)
Como Jesus, precisamos dizer a este mundo: “Dizei somente: ‘sim’ se é sim; ‘não’ se é não. Tudo o que passa além disso vem do Maligno” (Mt 5,37). Como aceitar para a nossa vida o que o próprio Deus condena? Isso não é ser coerente com o nosso ser cristão! Quem melhor para revelar a nossa verdadeira identidade, se não Aquele que nos conhece e nos sonda profundamente? Ninguém melhor que o Espírito Santo de Deus para nos revelar a nossa essência, a nossa verdade!
Leia mais:
:: A identidade do Filho de Deus
:: Quem é a pessoa humana e sua identidade?
:: Homem e mulher: criados à imagem de Deus
::O ser humano é uma obra-prima das mãos de Deus
Tantas pessoas, no mundo de hoje, buscam se autoconhecer por meio de metodologias superficiais e vazias, que nada aprofundam, mas só afundam e distanciam a criatura humana do Criador, que revela toda a verdade por meio do seu Espírito Santo. Só o Espírito Santo tem a profunda revelação, a profunda ciência.
E encontrar a nossa verdadeira identidade requer tempo, maturidade, disponibilidade e, o mais importante de tudo, a abertura ao Espírito Santo de Deus que tudo revela.
João Paulo Medeiros