Acredito que uma das maiores e mais preciosas virtudes do cristão é a paciência, o saber esperar. Não é à toa que os grandes mestres e doutores da nossa fé sempre conduziram seus discípulos pelos caminhos da paciência e da esperança.
Hoje cedo me deparei com a passagem de Eclesiástico, que diz: Suportai as demoras de Deus, agarra-te a Ele e não o largues… tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; na tua humilhação tem paciência, pois é no fogo que o ouro e a prata são provados, e no cadinho da humilhação os que são agradáveis a Deus. Crê em Deus e Ele cuidará de ti; espera nEle, e Ele dirigirá os teus caminhos (Eclo 2,1-5). Na mesma Palavra, o Senhor ainda nos faz rever a história e o cumprimento de Suas promessas quando diz: …considerai filhos, as gerações passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? Quem permaneceu nos seus caminhos e foi abandonado? Pois o Senhor é compassivo e misericordioso… protege todos os que o procuram com sinceridade. (Eclo 2,6)
Aí está o ponto principal da Palavra: o Senhor protege os que o procuram com sinceridade!
Deus que sonda os corações e sabe dos nossos pensamentos antes mesmo que eles cheguem ao nosso consciente, costuma levar a sério a sinceridade com a qual vivemos nossos dias.
Sinceridade de coração é o que Deus espera daqueles que nEle confiam. A Deus ninguém engana… por isso, a sinceridade torna-se tão fundamental.
Sei que cada um espera do seu jeito, mas quem nesta vida não espera por alguma coisa? Digo a partir da minha experiência diária, do nascer ao pôr do sol, espero em Deus.
Considero que uma das lições mais importantes que tenho aprendido, é a arte de esperar com confiança e sinceridade. Sempre gostei de resolver as coisas do meu jeito e fazia o possível para antecipar o que desejava ver acontecer, vivi assim alguns anos e, diga-se de passagem, com estas atitudes até obtive conquistas que me fizeram pensar que estava agindo da maneira mais correta possível. No entanto, quanto mais cresço na intimidade com Deus, mais compreendo que é no tempo de espera que sou moldada, e aos poucos, vou me tornando testemunha da esperança neste mundo que padece por falta de esperança. A Palavra de Deus define fé como: “a maneira de possuir aquilo que não se vê”. Acredito que é desta forma que precisamos seguir a cada dia sem desanimar, a esperança e a perseverança têm o poder de nos moldar à imagem de Cristo, nossa meta!
Os fatos provam a fidelidade de Deus! A História de Salvação da humanidade narra de Gênesis a Apocalipse as promessas do Senhor e o cumprimento delas, só posso confiar!
Um coisa é certa: sou amada por Deus e Ele tem o controle de todas as coisas em minha vida, sabe o que é melhor para mim… Isso me faz esperar com sinceridade a cada dia.
“Há um Deus que te ama, Ele tudo pode transformar. Teu amor nos sustentará, espera nEle e Ele tudo fará, tudo fará…
Espera no Senhor e tem coragem!