📚 Saiba!

Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida

Diálogo é prevenção

Falar sobre saúde mental é um gesto de cuidado e de esperança. No mês de setembro, os profissionais de saúde intensificam a psicoeducação a respeito do suicídio, uma vez que tratar disso é urgente e falar dele não o estimula, como algumas pessoas podem pensar.  

Crédito: ThitareeSarmkasat by GettyImages/cancaonova.com

O suicídio é um ato de desespero frente a uma dor profunda. Infelizmente, no Brasil e no mundo, é cada vez maior o número de pessoas que desistem da vida. A prevenção começa quando quebramos o silêncio e abrimos espaço para o diálogo, sem julgamentos.

Principais causas do suicídio

Sabemos que as principais causas do suicídio são: transtornos psiquiátricos como a depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias. Mas não menos importante é o vazio existencial presente naqueles que não conseguem encontrar o sentido de suas vidas. Uma vida sem propósito, sem sentido, adoece. Aqueles que olharam ao seu redor e não veem um para que lutar, um para que se gastar, não conseguem encontrar forças para continuar.

A dor se torna o centro da vida, e nesse autocentrismo, vive-se o oposto da essência da pessoa humana, que é justamente a capacidade de se dar, de servir, de se doar à alguma coisa ou alguém. Busca-se cada vez mais preencher esse vazio existencial com prazeres e alegrias passageiras, sem sucesso. 

A falta de sentido tem ceifado vidas! E segundo a Logoterapia, o desespero é justamente o sofrimento sem sentido. 

Leia mais:
.:O que a Igreja diz sobre o suicídio?
.:Como rezar o terço? – Passo a passo simples
.:Reze conosco a Quaresma de São Miguel Arcanjo – 2025
.:Bipolaridade e suicídio: entendendo os riscos e a importância do apoio

Pedir ajuda é um ato de coragem

Se você está passando por um momento difícil, saiba que pedir ajuda é um ato de coragem. O sofrimento é inerente à pessoa humana, mas também traz sentidos a serem descobertos por aquele que sofre. Ou seja, o sofrimento é uma grande missão e não precisamos vivê-lo sozinho. 

Em meio à dor, nem sempre conseguimos enxergar perspectivas e conseguir partilhar sobre nossas dificuldades pode ser importantíssimo. 

Se alguém ao seu redor demonstra sinais de sofrimento, oferecer escuta e presença pode fazer diferença.

Se a vida tem sentido, o sofrimento também terá!  Viktor Frankl

Neste Setembro Amarelo, reforçamos a importância de cuidar da vida e lembrar que sempre existe um caminho possível. A vida é um dom precioso e a tarefa de vivê-la é intransferível. 

Lembremos sempre da importante afirmação e testemunho do Dr. Viktor Frankl, sobrevivente de quatro campos de concentração: Sim à vida, apesar de tudo! 

📞 Em caso de crise, procure ajuda profissional ou entre em contato com o CVV – 188 (ligação gratuita e confidencial).

Gisele de Assis – Psicóloga Logoterapeuta / CRP 06/95640 / @psi.giseledeassis