🌟Inesquecível

Ele me viu, a experiência de encontro com o Papa Francisco 

A emoção de conhecer o Papa Francisco

Foi uma grande graça morar por quatro anos na missão da Canção Nova na Itália. Era ano da pandemia quando cheguei, e, por certo tempo, via Francisco somente de longe. A primeira vez que estive com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco, foi uma quarta-feira de Catequese, quando essa retornou com a participação dos fiéis. Esse dia aconteceu no pátio dentro do Vaticano chamado Cortile San Dámaso

Créditos: Acervo pessoal – Daniele Luiza de Oliveira com o Papa Francisco.

O local onde eu estava não dava para vê-lo de perto, mas o desejo de falar com o Papa foi tão grande, que, quando me dei conta, já estava no corredor onde acreditava que ele iria passar. Nesse dia, ao aproximar-se, disse-lhe que era brasileira e missionária na Comunidade Canção Nova, então, ele me olhou nos olhos, agradeceu-me e ainda perguntou que canto cantávamos na comunidade. Esse encontro me marcou com grande alegria, o coração agradecido a Deus e uma esperança que tomou conta de mim. 

No período que morei em Roma, não perdi tempo e aproveitei as oportunidades, ou seja, onde ele estava, ali eu buscava estar. Foram incontáveis Catequeses, Missas, Angelus dos quais participei e em todas, sem exceção, me emocionei. Teve dias em que me levantei às 4 da manhã para participar de celebrações, e uma delas foi a homenagem que o Papa Francisco faria a Nossa Senhora na Piazza Spagna, Praça Espanha. As pessoas que foram colocadas no meu caminho, eu as vejo como dons e presença de Deus, e recordo, com afeto e gratidão, as religiosas que, carinhosamente, separavam os bilhetes para eu participar das celebrações. 

Ocasiões únicas e inesquecíveis

Um dos fatos marcantes ocorreu no dia do meu aniversário, uma quarta-feira, dia de Catequese no Vaticano. No dia anterior, escrevi em folhas de A4 a seguinte frase em Italiano: “Oggi e il mio compleanno” (Hoje é o meu aniversário). É incrível! Eu estava no meio da multidão e isso não possibilitava maior aproximação do Papa para vê-lo melhor. Porém, ele, ao ver o cartaz, veio em minha direção e perguntou: “É você mesmo quem faz aniversário?”. Com um largo sorriso, eu disse: ‘Sim!’. E ele me deu de presente um terço. Comovida com o seu gesto, as lágrimas rolaram. Foi um dos dias mais felizes que vivi. 

Leia mais:
.:Francisco, um Papa fora da curva
.:Papa Francisco e sua visão Mariana da Igreja
.:Agradecido, Papa Francisco

Nas fotografias do Vaticano, não saiu meu rosto, mas Francisco me viu e veio ao meu encontro, ele me alcançou neste dia tão especial. Fiz algumas fotos e vídeos para as mídias sociais, então, ao se aproximar, eu o via mais perto pelo foco da câmera. A foto para marcar o momento já não importava, e sim o que vivi no momento presente. Ao vê-lo passar, foi uma experiência que fica para sempre marcada na alma. 

Outras duas ocasiões, únicas e inesquecíveis com o Papa Francisco, foram em 2023, na Audiência Privada da Comunidade Canção Nova no Palácio Apostólico do Vaticano, a 27 de maio, e também em Agosto na JMJ (Jornada Mundial da Juventude) em Lisboa, Portugal. 

”Problemas foram feitos para serem resolvidos, e não para serem lamentados”

Da audiência, trago vivo na memória uma das coisas que ele disse: “Quando um movimento cresce, começam a surgir problemas, mas não tenham medo dos problemas, problemas foram feitos para serem resolvidos e não para serem lamentados”.

Louvo a Deus por esses encontros com o nosso pastor, o sucessor de Pedro, pois com ele aprendi ainda mais a me doar aos mais necessitados, pois essa é a missão na qual Deus me chama. 

Emociono-me ao lembrar de tudo isso e vem as lágrimas de saudades do Papa Francisco, mas, no coração, está a certeza de que Ele está na morada celeste, que lá é o seu lugar, e isso me conforta.

Daniele Luiza de Oliveira – Celibatária –  Membro do Definitivo da Comunidade Canção Nova – Missão Zobue/África