Peregrinação

A importância da romaria na vida espiritual

Há uma música de Monsenhor Jonas Abib que diz “ A vida é caminhar, sou peregrino do amor, vou semear…” Na vida do povo de Deus, o caminhar sempre foi sinal de purificação, de Deus que se põe a nosso lado ou nos carrega rumo ao sentido maior de estar vivo, é tomar consciência de nossa origem e para onde vamos. Então, quando alguém se decide a participar de uma romaria, saiba que não vai apenas caminhar, nem se trata sequer de turismo religioso, de conhecer lugares famosos e comprar lembrancinhas. Trata-se de uma verdadeira jornada espiritual. 

Essa é uma prática muito conhecida em busca de um maior autoconhecimento e proximidade com Deus. Até Jesus, seguindo a tradição de seus antepassados, fez uma romaria para Jerusalém. Ao completar 12 anos, fez sua primeira peregrinação ao Templo de Jerusalém com Maria e José. Os hebreus costumavam sair em romaria e, ao menos pela Páscoa, iam, todos os anos, a Jerusalém. Essa romaria, para o povo judeu, é memória da aliança com Deus: “Vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”. Por isso podemos dizer que cada romaria é a renovação do compromisso com os valores da nossa fé. É nesse sentido que o ato de peregrinar se aprofunda. Mas essa é uma experiência que só podemos entender quando nos colocamos a caminho. Lembrando que, como Jesus mesmo disse nos Evangelhos, Ele é o caminho. E nós, povo cristão, somos o povo a caminho, e caminhamos para o Pai. Reforçando que o caminhar, na Romaria, não é apenas percorrer um trecho geográfico, mas, como peregrinos, somos convidados a testemunhar que Jesus caminha conosco e que somos movidos por seu imenso amor.

 

Crédito: MarBom / GettyImages

 

O significado da peregrinação

Ir a uma romaria é fazer uma viagem ao seu interior, àquele lugar sagrado onde Deus habita em você, um lugar de profunda intimidade com o Senhor, de onde emergem grandes questões da sua vida e onde você consegue ouvir a palavra, as orientações de Nosso Senhor sobre essas mesmas questões. A correria do cotidiano, os estímulos frequentes das telas e os barulhos modernos interferem negativamente nessa escuta. Já o silêncio, o contato com a natureza, a presença em locais sagrados ativam essa escuta. Então, é uma verdadeira jornada para redescobrir o significado da fé em nossa história de vida e também tudo aquilo que realmente importa nessa vida. Uma romaria rica de sentido pode nos reconectar com tudo isso e até mesmo fazer toda uma mudança de vida. 

Imagine só você ter a oportunidade de estar no mesmo lugar onde ocorreram fatos extraordinários da nossa fé, onde viveram personagens que encarnaram vivamente o que acreditavam. Uma grande emoção, mas não só isso, pode ser uma ação sagrada, se feito com responsabilidade e devoção. As romarias podem ser feitas individualmente, porém, quase sempre são feitas em grupos que se reúnem, que se preparam, põem-se a caminho quais peregrinos do céu, em busca de conversão, de louvor e de satisfação.

Um momento para ouvir Deus

Mas você pode estar se perguntando: como fazer uma romaria dessa forma, experimentando todo esse autoconhecimento e encontro com Deus? Para isso, alguns cuidados são importantes, como preparar-se espiritualmente pela oração, pela confissão sacramental e pela participação afetiva na Eucaristia, alimento para quem caminha. 

Outra pergunta comum: para onde fazer uma romaria? O povo judeu fazia romaria rumo ao templo de Jerusalém em diversas solenidades anuais. Com a expansão do Cristianismo, os cristãos de todo o mundo vão conhecer o lugar onde Jesus viveu, a Terra Santa. Com o passar do tempo, outros locais se transformaram em lugares de romaria como as cidades onde viveram santos e os santuários marianos.

Onde a Mãe de Jesus apareceu ou foram encontradas imagens da Santíssima Virgem, e o povo começou a reunir-se na fé – Aparecida é um exemplo. Mas nessa questão é bom também ter cuidado, para que não haja engano, e a boa fé das pessoas não seja explorada. Para isso deve-se contar com a prudência da Igreja, que, antes de declarar que um local é aberto às peregrinações, faz sérias investigações. Por isso é prudente escolher locais que estão em consonância com a Igreja.

Leia mais
.:As Nossas Senhoras são a mesma Virgem Maria?
.:Sou um milagre de Deus por intercessão de Nossa Senhora
.:Confirme a sua devoção a Nossa Senhora Aparecida com esta oração
.:Oração a Nossa Senhora Aparecida

Acho que ainda vale a pena mencionar algumas dicas quanto a sua organização espiritual para a romaria. Pensemos, antes de pensar nos detalhes materiais da viagem. Peçamos a graça de ir com fé, com alegria, com abertura para o que Jesus quer nos conceder. Uma boa prática é também começar a rezar o terço, grande companheiro na caminhada. Comecemos a pedir as graças que iremos buscar, na certeza de alcançá-las. Referindo-se a Virgem Maria, São Bernardo, lá pelo ano 1100, já rezava o que nós ainda hoje rezamos: “…Jamais se ouviu dizer de alguém que tenha recorrido à vossa proteção, tenha sido desamparado”. 

Edvânia Duarte Eleutério
Missionária da Comunidade Canção Nova desde 1997,
formadora de namorados e casais da Comunidade, além de outras funções. Tem especialização em gestão de pessoas, counseling e bioética, autora do livro “Por que (não) eu?”