Não é saudável ficar adiando uma escolha, por isso agora é hora de decisão
Perdas e ganhos se entrelaçam na arte de viver. A cada dia surgem novas descobertas e sempre nos deparamos com a oportunidade de nos decidirmos por algo.
Tomar uma decisão nunca foi fácil, afinal, decidir implica escolher, e escolher uma coisa é inevitavelmente abrir mão de outra. O fato é que, alguma vez na vida, todos nós tivemos que tomar uma decisão, e é sobre isso que vou falar.
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Lembro-me de tantas vezes em que precisei tomar sérias decisões em minha vida, como mudar de emprego, entrar na Comunidade Canção Nova, fazer certo curso, terminar um relacionamento, fazer uma viagem, silenciar ou falar naquela hora… e por aí segue uma série de decisões tomadas ao longo de minha história. Fico pensando o que seria de mim se não tivesse tomado cada decisão, e recordo-me, com gratidão, das pessoas que me ajudaram a dar os passos necessários.
Duas dicas para tomar uma decisão
Pedir ajuda: acredito que diante das situações quase sempre tensas, nas quais precisamos nos decidir por algo, a primeira atitude que devemos tomar é pedir a ajuda de quem nos ama, de preferência que essa pessoa não esteja envolvida no caso. Mesmo que a decisão seja só nossa, podemos ser ajudados no sentido de avaliarmos bem os dois lados da moeda. Quando a situação nos pressiona a nos decidirmos, corremos sério risco de agirmos guiados por sentimentos, pela razão ou por impulsos.
Ter calma: a pressa também pode ser nossa inimiga nessa hora; então, acalme-se! Esperar um momento e deixar a poeira baixar pode ser muito proveitoso. Dizem que depois de uma noite de sono muita coisa pode mudar. Mas atenção! Também não podemos deixar passar a hora da graça e nos acostumarmos à falta de decisão, começarmos a conviver com o problema e adiar o momento de agir. Atitudes assim corroem o coração, ofuscam o brilho da vida, roubam os sonhos e enfraquecem a vontade. É preciso coragem para dar os passos certos na hora certa!
Hoje, talvez seja o dia de uma grande decisão em sua vida. Portanto, não tenha medo de dar os passos que devem ser dados. Partilhe isso com alguém de sua confiança e tenha a coragem de passar pelo processo necessário da mudança. Pode ser mais fácil do que você imagina, mas só o saberá agindo.
Leia mais:
:: Escolhas: consequências e seus impactos em nossa vida
:: As principais escolhas femininas em cada área da vida
:: Como faço para ouvir a Deus?
:: Qual o caminho para as surpresas de Deus?
A natureza nos ensina muito sobre renovação e mudanças. Basta contemplarmos a mesma árvore em cada estação do ano, e ficaremos impressionados como sua vida vai se entrelaçando entre perdas e ganhos. Conosco não é diferente, e saber perder para ganhar é questão de sobrevivência.
A Palavra de Deus diz em Deuteronômio 31,6: “Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis, porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará nem vos desamparará”.
Essa é promessa do Senhor e Ele é fiel. Posso testemunhar que sou uma pessoa feliz; e o meio pelo qual Deus me forma, a cada dia, é dando-me a liberdade de fazer escolhas. Minha contribuição é fazer uso dessa liberdade e tentar fazer sempre a melhor escolha. Desejo que você também faça essa experiência, e confiando seguramente no Senhor, escolha hoje para sua vida o que é nobre e digno diante de Deus. Não tenha medo de abrir mão do que já não lhe pertence. Perdas e ganhos se entrelaçam na arte de viver bem, e a natureza nos ensina essa lição, no silêncio.
Eu sou aprendiz. E você?