A coroa do Advento é um círculo feito de ramos verdes com uma fita vermelha que mantém os ramos presos na haste circular. Quatro velas são colocadas na coroa; uma verde (esperança do nascimento de Cristo), vermelha (fé em Cristo), roxa claro (alegria da chegada do Natal), branca (paz que Jesus trouxe).
Em cada domingo do Advento se acende uma das velas podendo se fazer uma oração que signifique o seu sentido. O acender das velas pode ser acompanhado com um canto, e é possível ler uma passagem das Sagradas Escrituras que seja própria para o tempo do Advento e é feita uma pequena meditação.
Acender uma vela de cada vez significa que estamos nos aproximando da chegada de Jesus, e que, portanto, devemos nos preparar para ela. É Cristo quem ilumina a nossa vida e nos tira da escuridão do pecado. Ele é o Príncipe da Paz que traz a paz aos homens de boa vontade.
Os significados da Coroa do Advento
No início, a Coroa está sem luz, sem vida: ela lembra a realidade do pecado.
A forma circular da Coroa significa o amor de Deus que é eterno: sem princípio e sem fim, além do amor do homem a Deus e ao próximo que nunca deve acabar. O círculo ainda lembra a nossa união de Deus conosco.
Leia mais:
.:O que é o Tempo do Advento? Como vivê-lo bem?
.:Você sabia que Advento é tempo de faxina interior?
.:Como podemos ser luz no Natal e na vida do próximo?
.:Advento: estar pronto para acolher o Senhor que vem
Tempo do Advento
Esse tempo de Advento nos ensina que a vida é um tempo de preparação para o céu: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Cor 2, 9).