São Francisco de Assis se desfez de todos os seus bens para levar uma vida de profunda pobreza
São Francisco de Assis foi um jovem italiano orgulhoso, vaidoso e rico que deixou para trás toda sua riqueza para casar-se com a “Senhora Pobreza”. Francisco ficou enfraquecido devido a tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado. Tornou-se santo pois dedicou sua vida à serviço dos pobres e doentes. São Francisco de Assis, rogai por nós!
Confira algumas frases desse santo que nos ensina muito sobre o amor ao próximo:
“E se por esse motivo tiver de suportar perseguições da parte de alguém, que então o ame ainda mais por amor de Deus.”
“Ao servo de Deus nada deve desagradar senão o pecado.”
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível.”
“Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza.”
“Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes à Tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!” (O cântico do Irmão Sol)
“E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.” (Testamento de São Francisco – 1226)
Leia mais:
::Como escutar o próximo com misericórdia?
::Fiéis vivem um ano de conversão e misericórdia
“E o Senhor me deu e ainda me dá tanta fé nos sacerdotes que vivem segundo a forma da santa Igreja Romana, por causa de suas ordens, que, mesmo que me perseguissem, quero recorrer a eles. E hei de respeitar, amar e honrar a eles e a todos os outros como a meus senhores.” (Testamento de São Francisco – 1226)
“E como apareceu aos santos apóstolos em verdadeira carne, também a nós e do mesmo modo que eles, enxergando sua carne, não viam senão sua carne, contemplando-o contudo com seus olhos espirituais creram nele como no seu Senhor e Deus (cf. Jo 20,28), assim também nós, vendo o pão e o vinho com os nossos olhos corporais, olhemos e creiamos firmemente que Ele está presente.”