Frases de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis se desfez de todos os seus bens para levar uma vida de profunda pobreza

São Francisco de Assis foi um jovem italiano orgulhoso, vaidoso e rico que deixou para trás toda sua riqueza para casar-se com a “Senhora Pobreza”. Francisco ficou enfraquecido devido a tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado. Tornou-se santo pois dedicou sua vida à serviço dos pobres e doentes. São Francisco de Assis, rogai por nós!

São Francisco de Assis

Confira algumas frases desse santo que nos ensina muito sobre o amor ao próximo:

“E se por esse motivo tiver de suportar perseguições da parte de alguém, que então o ame ainda mais por amor de Deus.”

“Ao servo de Deus nada deve desagradar senão o pecado.”

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível.”

“Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza.”

“Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes à Tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!” (O cântico do Irmão Sol)

“E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.” (Testamento de São Francisco – 1226)

Leia mais:
::Como escutar o próximo com misericórdia?
::Fiéis vivem um ano de conversão e misericórdia

“E o Senhor me deu e ainda me dá tanta fé nos sacerdotes que vivem segundo a forma da santa Igreja Romana, por causa de suas ordens, que, mesmo que me perseguissem, quero recorrer a eles. E hei de respeitar, amar e honrar a eles e a todos os outros como a meus senhores.” (Testamento de São Francisco – 1226)

“E como apareceu aos santos apóstolos em verdadeira carne, também a nós e do mesmo modo que eles, enxergando sua carne, não viam senão sua carne, contemplando-o contudo com seus olhos espirituais creram nele como no seu Senhor e Deus (cf. Jo 20,28), assim também nós, vendo o pão e o vinho com os nossos olhos corporais, olhemos e creiamos firmemente que Ele está presente.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.