Maria, a Mãe da Misericórdia

Jesus Cristo nos pede para sermos misericordiosos

Jesus Cristo disse a Seus discípulos no Sermão da Montanha: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36).

A Palavra de Deus nos exorta a sermos misericordiosos, pois o Pai é misericordioso. E Jesus Cristo usou de misericórdia para conosco. Somos chamados a usar dela também para com nossos irmãos, amigos e inimigos. O julgamento pertence a Deus, por isso não devemos julgar, mas perdoar as pessoas que nos ofenderam, maltrataram e fizeram mal.

Jesus Cristo nos pede para sermos misericordiosos

Aprender a perdoar

Essa é a vontade do Pai a nosso respeito: que amemos os nossos inimigos e rezemos pelos que nos perseguem (cf. Mt 5,44). Ele nos convida a amar e perdoar as pessoas que nos humilharam, desprezaram-nos e nos maltrataram. Porém, percebemos que, muitas vezes, não damos conta de amar e perdoar as pessoas que nos fizeram mal, que nos prejudicaram. Então, como podemos dar conta de exercer a misericórdia com aqueles que nos maltratam?

Leia mais:
.: Maria, como Mãe, consola cada um de seus filhos diante das aflições
.: São João Paulo II explica como Maria é mãe de Deus
.: Maria é modelo de obediência, humanidade e maternidade
.: Todos temos a autoridade de realizar obras de misericórdia

Para aprender a misericórdia, conheçamos a escola de Jesus Cristo, entremos na escola onde a Virgem Maria é a formadora, a educadora por excelência. Ela vai nos ajudar a vencer os nossos limites, a amar e perdoar até mesmo os nossos inimigos, pois Nossa Senhora ensinou Seu Filho, mas também aprendeu de Jesus Cristo, o amor, o perdão e a misericórdia. Sendo assim, mais do que qualquer outra pessoa, ela aprendeu a amar e a perdoar até mesmo aqueles que maltrataram, humilharam e mataram Seu Filho Jesus Cristo.

Maria nos ensina sobre a misericórdia

A Virgem Maria é a nossa Mãe, aquela que nos ensinou, mas também aprendeu de Jesus Cristo. O caminho de humilhação, de perseguição, de morte de seu Filho, fizeram de Maria a mulher forte, que perseverou em oração, juntamente com os apóstolos e discípulos de Jesus (cf. At 1,14). Ela intercedeu pela Igreja nascente e continua a interceder por nós. Mais ainda, ela nos ajuda nesse caminho de crescimento no amor e na misericórdia, gerando, pelo Espírito, seu Filho Jesus Cristo em nós. Consagremo-nos a Ele pelas mãos desta boa mãe e mestra, para que, um dia, alcancemos a eternidade junto do Pai no Reino dos Céus.