Universo feminino

As sete virtudes de uma mulher de Deus

Conheça e busque cultivar,  no seu cotidiano, sete virtudes que uma mulher de Deus precisa ter

A mulher é um dom de Deus para a humanidade. Quanto mais assumirmos essa verdade, mais eficazes seremos em nossa missão. São muitas as tarefas que enfrentamos durante o dia: trabalhar, estudar, namorar, cuidar da casa, dos filhos, do marido e assim por diante. Como realizar tudo isso sendo presença de Deus nesses meios? É essencial ter uma vida de oração para ouvir os direcionamentos do Senhor e responder essa pergunta. A intimidade com Ele concederá à mulher as virtudes necessárias para ser uma extensão do seu amor em tudo que ela for realizar.

As sete virtudes de uma mulher de Deus

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Cito sete virtudes que precisamos cultivar como mulheres de Deus:

Temor a Deus

Uma pessoa temente ao Senhor, em tudo procura colocá-Lo em primeiro lugar, e no centro de sua vida. “São muitas as mulheres de valor, mas tu ultrapassaste a todas! O encanto é enganador e a beleza passageira, a mulher que teme o Senhor, essa sim, merece elogios!” (Provérbios, 31, 29-30).

Humildade

Ser uma mulher humilde não é tão fácil quanto parece, porque, não existe outra forma de alcançar essa virtude se não for por meio de humilhações. Mas, afinal, quem gosta de ser humilhado? O orgulho nos impede de viver o Evangelho de Jesus, o qual nos ensina a “lavar os pés” dos outros. Aprendi que, a humildade, é a única base sólida de todas as virtudes. Portanto, se ela é a base, precisamos aprender a acolher as humilhações e transformá-las em salvação. Pensar no outro em primeiro lugar, engolir a resposta que ferirá, servir sem esperar nada em troca, ou seja, ser uma discípula de Jesus.

Silêncio

Nós gostamos de conversar muito, porém, refiro-me a um silêncio interior capaz de ouvir a voz de Deus. Silêncio fecundo que purifica a palavra antes dela ser pronunciada e, assim, ajuda a construir o outro e não o destruir. “Ouve, ó filha, vê e inclina o ouvido (…)” (Sl 45,11). É fundamental aprender a ouvir a Deus e ao próximo. “Mulher sensata e silenciosa é dom do Senhor e nada é comparável à pessoa bem educada.” (Eclo 26,18).

Domínio de si

Aprender a dominar-se não é perder a sua personalidade, e sim aprender a falar na hora e com as palavras certas. Agir por impulso não é uma forma sábia de viver. Quantas vezes colocamos tudo a perder por não sabermos calar? O autodomínio nasce do silêncio, que nos impede de agir prontamente. A mulher virtuosa não é frágil, mas cheia de sabedoria e doçura, porque domina suas paixões.

Castidade

A mulher casta é aquela capaz de purificar os relacionamentos entre o homem e a mulher, não somente no casamento, mas em todas as relações. A maneira de vestir-se, falar, agir e até mesmo de relacionar-se exige castidade. A sensualidade deturpa por completo a pureza de uma mulher de Deus. Portanto, seja firme com você mesma e depois com seu namorado ou marido, para que essa virtude seja uma marca positiva em você.

Leia também:
.: A força e a sensibilidade da mulher
.: Atenção, mulheres, não se esqueçam de amar
.: A nobre realização da alma feminina
.: Sinais de dependência afetiva nas mulheres

Ternura

Aprendi com a autora, Jo Croissant, que a ternura é o amor que manifesta-se além das palavras, por meio de um gesto, um carinho, um olhar, uma presença amorosa. Derrete o que é duro, esquenta o que é frio, fortifica o que é fraco e cura o que está ferido. Não queira se impor com uma postura grossa de ser, não vale a pena! Afinal, como é agradável estar perto de uma mulher terna e doce!

Sabedoria

A sabedoria não é alcançada por esforço humano, e sim, por uma graça de Deus. A mulher sábia é aquela que luta para viver todas as virtudes citadas acima.

É possível alcançar essas e outras virtudes. A vida nos oferece, diariamente, oportunidades para colocarmos em prática cada uma delas, basta prestar mais atenção e lutar para ser fiel às moções do alto. Uma mulher virtuosa é cheia do Espírito Santo de Deus. Eu quero ser essa mulher. E você?

Equipe Formação