“Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho.” Esse trecho da música de Tom Jobim apresenta uma verdade: o amor é um sentimento essencial para a vida de cada pessoa e está atrelado à felicidade. Quem ama e é amado tem o coração satisfeito e passa pela vida de maneira plena, pois se ocupa em cuidar e ser cuidado por alguém, e sente prazer em doar e receber afeto.
A solidão é a consequência da falta, ou seja, falta amor próprio, falta amor pelos outros, falta amor pela vida e por suas próprias conquistas, sua casa, seus amigos. Estar sozinho pode ser uma opção ou a consequência de uma vida vazia. E quando falo sozinho, não me restrinjo só à falta de um parceiro para a vida, como a ausência de se formar par com alguém. Não! Eu acredito que, para encontrar alguém para caminhar na vida, a sua vida não deve ser solitária. Só encontra um parceiro quem antes teve um encontro com si mesmo e tem amor próprio, amor pelos outros, amor pela sua família, amigos para amar, amor a Deus, enfim, amor pela vida.
Muitos relacionamentos começam mal e terminam de maneira horrorosa, porque um dos dois ou ambos não tinha plena convicção sobre o valor que deve ter a vida antes dessa pessoa nova aparecer. É até engraçado a pessoa querer um namorado, mas não dar valor nenhum ao pai, à mãe ou ao responsável que cuidou ou cuida dela ainda. Até parece que alguém vai querer namorar quem não valoriza seus amigos, sua casa, seu trabalho ou seus estudos.
Para encontrar o parceiro é preciso amar-se primeiro
Aliás, para ficar uma noite só, para passar o tempo até encontrar algo melhor, tem muita gente por aí procurando, mesmo quem não tem amor próprio, para apenas curtir e depois jogar fora.
Se você busca formar uma família com alguém, precisa primeiro valorizar a família que tem. Aproveitar os momentos com seus amigos, ser uma pessoa bacana, informada, fazer boas leituras para aprimorar sua inteligência, estar aberto a conhecer novos lugares, enfim, ter amor e valorizar a sua vida de solteiro.
Gente chata adora comentar que a vida vai ser melhor quando encontrar alguém. Cai na real! Ninguém quer namorar quem não se valoriza nem valoriza os que estão ao seu redor. Então, antes de se considerar o patinho feio da turma, com o discurso “ninguém me ama, ninguém me quer, quem eu quero não me quer”, melhore-se!
Leia mais:
.:É Deus quem escolhe a pessoa certa para eu me casar?
.:Ser feliz: mais do que um direito, uma vocação
.:Ser ou estar solteira?
.:O que é um pré-namoro?
Ampliando o sentido da canção que citei no início do texto – “é impossível ser feliz sozinho” –, não significa a impossibilidade de ser feliz sem se casar ou namorar, mas a impossibilidade de ser feliz isolado, sem família, sem amigos, importando-se só com o próprio umbigo. Conheço muita gente que está pleno e feliz, sem namorado ou marido (esposa), que não casou por opção e tem a vocação como leigo solteiro plenamente feliz, vivendo plenamente o amor nas outras dimensões, para além do afeto de casal.
Nem todos têm vocação para o matrimônio
Deus é infinitamente sábio e sabe exatamente qual o melhor plano para Suas criaturas. Como já citei em um texto anteriormente, nem todas as pessoas têm a vocação para o matrimônio. Se você tem dúvidas sobre a sua vocação, não seja “Maria vai com as outras”, que fica sofrendo, porque é o único solteiro da turma.
Eu o aconselho a buscar formação sobre a vocação de leiga solteira. Existe muito material bacana na internet e, talvez, na sua paróquia. Busque, na sua oração pessoal sincera, na direção espiritual, as respostas para as suas dúvidas, e saia de perto de quem só cobra de você um namorado ou marido para chamar de seu!