Amar está na moda

“Deus é amor” (1Jo4,16b).

Tenho refletido sobre esta passagem: “Deus é amor”. Portanto, se Ele é amor e nós somos seus filhos, também precisamos ser amor aos irmãos.

Amar é uma decisão, pois amar aqueles que estão próximos e são gentis é muito fácil; mas quando nos deparamos com pessoas difíceis, que muitas vezes nos irritam, ser amor se torna um desafio.

Na Comunidade Canção Nova, quando eu estava no noviciado, nós tínhamos uma frase que nos impulsionava: “AMAR ESTÁ NA MODA!” E até hoje ela continua me impulsionando a viver esse sentimento.

E assim como existem pessoas que querem viver “na moda” em relação às roupas e às baladas que estão em evidência, eu quero amar.

Lanço, hoje, a você este desafio: Amar! Para isso é preciso coragem e decisão, pois, muitas vezes, sofremos ao nos decidir fazê-lo. Sofremos, porque, às vezes, as pessoas não reconhecem o que fazemos, e não têm um gesto recíproco para conosco, ou, até mesmo diante de nossas manifestações de carinho, acabam achando ruim. Mas de qualquer forma, faça a sua parte: ame seu próximo, concretamente, por meio de bilhetes, de um “oi”, um sorriso, ou ao arrumar a cama dele, ou quem sabe de lhe levar um copo de leite, entre tantos outros gestos. Tudo isso ressuscita o amor, que pode estar adormecido nele.

É preciso amar sem esperar nada em troca! Amar, amar, amar…amar até doer, como dizia a Beata Madre Teresa de Calcutá.

E como nos ensina a Palavra de Deus: “O amor tudo suporta, tudo espera (…)” Mesmo que hoje você não colha os frutos desse amor, creia que um dia os colherá, e se não for aqui na terra, será no céu.

Testemunho a você que viver este sentimento vale a pena. Muitas vezes, exige lágrimas, dá vontade de desistir, mas o fruto é maravilhoso. Quem ama é mais feliz!

Hoje, na casa de missão de São José do Rio Preto (SP), eu louvo a Deus por ter me impulsionado a amar, pois por meio desse sentimento, e do empenho em vivê-lo, eu construí muitas amizades, as quais foram conquistadas com muita persistência e paciência, e, muitas vezes, até mesmo com muitas renúncias ao meu querer, mas, que, hoje, estão fortalecidas, e creio que eternas.

E continuo nessa “estrada do amor”, amando, amando…, hoje, aqueles que Deus coloca ao meu lado e também os que estão longe, pois não existe distância para aqueles que amam verdadeiramente.

Agora é com você… Quer viver essa aventura de amar?

Não perca tempo…Amar está na moda!

Deus abençoe sua decisão de amar!

Com carinho,

Ana Lucia Siqueira Marcondes
Missionária CN São José do Rio Preto(SP)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.