Encontro com Deus na Semana Santa
A importância da Missa diária
A Semana Santa deve ser um período de profunda conexão com a Paixão de Cristo. A melhor forma de vivenciá-la é participar da Missa diariamente. As leituras litúrgicas, desde a segunda-feira, preparam os fiéis para o Tríduo Pascal (Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado e Domingo da Ressurreição), fortalecendo-os espiritualmente para vivenciar plenamente este período sagrado.
Intensificando a oração e a reflexão
Além da participação na Missa, é importante intensificar as orações, rezar o terço e participar de outras atividades espirituais. Na Sexta-feira Santa, o jejum é obrigatório. Recomenda-se também a participação ativa nas celebrações.
Participação nas celebrações e ritos
Em algumas localidades, são realizadas procissões do enterro de Cristo e homilias em praça pública, conduzidas pelo bispo ou sacerdote. Vivenciar plenamente a Semana Santa significa acolher e participar das práticas e reflexões propostas pela Igreja.
O verdadeiro espírito cristão
Lamentavelmente, muitas pessoas reduzem a Semana Santa a um período de lazer e viagens. Essa não é a essência do espírito cristão. O verdadeiro espírito cristão reside na celebração, em comunhão com a Igreja, do maior ato de amor de Deus pela humanidade: o sacrifício de seu filho único na cruz para nos libertar do pecado e nos conduzir à liberdade dos filhos de Deus. Portanto, devemos vivenciar a Semana Santa com devoção e respeito.
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos