Série

Bookstage: Subida do Monte Carmelo | Parte 2

A Noite Escura: São João da Cruz e a graça que nos move à santidade

No vídeo passado, falei sobre a espiritualidade de São João da Cruz, uma espiritualidade carmelita muito bonita e poderosa. O primeiro livro, que trata da parte ativa, é a “Subida do Monte Carmelo”. Para São João da Cruz, a espiritualidade é uma escalada que exige força e esforço.

A ação da graça em nossa jornada espiritual

Não há, contudo, apenas a parte ativa, existe também a parte da graça de Deus. Por meio dela é que Ele nos move a todo instante. São João da Cruz chama de atitude passiva: é quando recebemos as graças de Deus. Este é o momento em que somos tocados pela Divina Providência e moldados por Deus. É uma ação muito mais divina do que humana, afinal, ninguém se torna santo sozinho. A santidade também se manifesta por meio dessa ação divina em nós, por meio da confiança e da abertura do nosso coração para acolhê-la.

A purificação dos sentidos, desejos, memória e inteligência

Na segunda parte, São João da Cruz explica a parte passiva em seu livro “A Noite Escura”. A noite, aqui, simboliza a entrada em um lugar onde não enxergamos com clareza, onde a luz divina, próxima e intensa, nos cega. É uma purificação dos sentidos, desejo, memória e inteligência. Em “A Noite Escura”, São João da Cruz explica como Deus age em nossa alma, complementando as etapas ativa e passiva da jornada espiritual.

Leia mais:
.:São João da Cruz, um mestre para os jovens
.:Subida do Monte Carmelo
.:Os Castos e os Gastos: A importância da castidade
.:Por que silenciar nas adversidades?

Por onde começar a leitura de São João da Cruz?

Se você deseja ler São João da Cruz, mas não sabe por onde começar, recomendo esses dois livros: “Subida do Monte Carmelo”, que trata da parte ativa, e “Noite Escura”, sobre a parte passiva. Claro, os outros livros de São João da Cruz, como “Cântico Espiritual” e seus poemas também são excelentes leituras. No entanto, “Subida do Monte Carmelo” e “Noite Escura” são um ótimo ponto de partida para começar a conhecer sua obra.

Deus abençoe você! Conte-me o que achou e se pretende ler esses livros.

Texto transcrito e adaptado por Jonatas Passos


Rafael Vitto

Rafael Vitto, seminarista CN. Graduado em Filosofia e estudante de Teologia. Atuante na paróquia São Sebastião em Cachoeira Paulista.