Reflexão

Luz da Fé, uma reflexão sobre o Catecismo da Igreja Católica

Possa a luz da verdadeira fé libertar a humanidade da ignorância e da escravidão do pecado

Neste programa “Luz da Fé”, o missionário Alexandre Oliveira refletirá, a cada semana, um parágrafo do Catecismo da Igreja Católica, fazendo paralelo com a vida cristã no dia a dia. Será um vídeo de reflexão, mensagem e oração.

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

O memorável Papa João Paulo II, afirma na Constituição Apostólica Fidei Depositum: “Este Catecismo lhes é dado, a fim de que, sirva de texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica e, de modo muito particular, para a elaboração dos catecismos locais. É também oferecido a todos os fiéis que desejam aprofundar o conhecimento das riquezas inexauríveis da salvação (cf. Jo 8,32). Pretende dar um apoio aos esforços ecumênicos animados pelo santo desejo da unidade de todos os cristãos, mostrando com exatidão o conteúdo e a harmoniosa coerência da fé católica. O Catecismo da Igreja Católica, por fim, é oferecido a todo o homem que nos pergunte a razão de nossa esperança (cf. l Pd 3,15) e queira conhecer aquilo em que a Igreja Católica crê”.

E ainda afirma: “O Catecismo incluirá, portanto, coisas novas e velhas (cf. Mt 13,52), porque a é sempre a mesma e simultaneamente é fonte de luzes sempre novas”.

Leia mais:
.: Por que devo estudar o Catecismo da Igreja Católica?
.: O que diz o Catecismo da Igreja Católica sobre a Eucaristia?
.: O que a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica dizem sobre purgatório?

Sob a intercessão da Virgem Maria

Já na conclusão da Fidei Depositum, ele escreve: “No final deste documento que apresenta o Catecismo da Igreja Católica, peço à Santíssima Virgem Maria, Mãe do Verbo Encarnado e Mãe da Igreja, que ampare com sua poderosa intercessão o empenho catequético da Igreja inteira em todos os níveis, nestes tempos em que ela é chamada a um novo esforço de evangelização. Possa a luz da verdadeira fé libertar a humanidade da ignorância e da escravidão do pecado, para a conduzi-la à única liberdade digna deste nome (cf. Jo 8,32): a da vida em Jesus Cristo sob a guia do Espírito Santo, na terra e no Reino dos Céus, na plenitude da bem-aventurança da visão de Deus face a face (cf. 1Cor 13,12; 2Cor 5,6-8)!”

Assista a apresentação do programa:

Ref: Constituição Apostólica Fidei Depositum


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.