Nessa sua queda e tribulação, saiba que Deus não abandonou você
O Catecismo da Igreja Católica, do número 410 ao número 412, ensina-nos que “depois da queda, o homem não foi abandonado por Deus. Ao contrário, Deus o chama e lhe anuncia de modo misterioso a vitória sobre o mal e o soerguimento da queda”.
Essa passagem do Gênesis foi chamada de “protoevangelho”, por ser o primeiro anúncio do Messias redentor, a do combate entre a serpente e a Mulher, e a vitória final de um descendente desta última.
Em Cristo somos vivificados
A Palavra de Deus, em I Coríntios 15,21-22, também esclarece que “com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos serão vivificados”.
Por que Deus não impediu o primeiro homem de pecar? São Leão Magno responde: “A graça inefável de Cristo deu-nos bens melhores do que aqueles que a inveja do demônio nos havia subtraído”.
.: Luz da Fé: Por que a vida do homem é um combate?
.: Luz da Fé: Que faço para não alimentar meu pecado?
.: Luz da Fé: Desobediência, o primeiro pecado do homem
Diante da tragédia do pecado, Deus, na Sua infinita bondade e misericórdia, reservou-nos algo infinitamente melhor do que poderíamos sequer imaginar. E esse “algo”, na verdade, trata-se de Alguém: Jesus Cristo! N’Ele possuímos a Vida Nova. Em Jesus somos todos vivificados.
Assista ao vídeo deste programa e reflita:
Que hoje, ao refletirmos sobre esse ensinamento da nossa Igreja, façamos a bela experiência de acolher dentro de nós essa verdade: Deus jamais abandona os Seus.
Meu irmão, você não foi abandonado por Deus. Nessa sua situação de dor, de morte, de luto, nessa sua queda e tribulação, saiba que Deus não abandonou você. Ao contrário, compreenda que o Senhor hoje lhe diz: “Mude de vida! Aproxime-se de Mim, porque Eu lhe darei Vida Nova”.
Um forte abraço!