Confira!

Educação midiática: aprenda a filtrar a informação

Educação midiática é um conceito que não é tão novo, mas que voltou à tona agora, isso por conta das inúmeras informações que recebemos durante o dia. Somos bombardeados por diferentes informações, seja no celular, seja nas outras mídias que acessamos como computadores, televisão, rádio, jornais impressos. De repente, por conta do excesso de informação, perdemos o olhar crítico e assim não consumimos esses conteúdos de uma forma correta.

Assista!

Precisamos ter um olhar diferenciado para os conteúdos que recebemos. Não apenas ler como sempre lemos, como aprendemos na escola, quando simplesmente interpretamos algumas informações. Precisamos também entender um pouco mais sobre o contexto em que esses conteúdos foram escritos. A partir disso, ter algumas dúvidas e nem sempre acreditar na primeira informação que chega.

É importante perceber que, hoje em dia, muitas pessoas também podem produzir conteúdos. E nem sempre elas produzem com responsabilidade, o que acaba nos confundindo e até mesmo trazendo dúvidas para o dia a dia. Então você, como leitor e receptor desses conteúdos, precisa ter esse olhar mais criterioso sobre tudo aquilo que recebe, antes de apenas acreditar e colocar em prática aquilo que é falado nos meios de comunicação.

Leia mais:
.:Como lidar com o bombardeio de informações nas mídias sociais?
.:Será que preciso saber de todas as notícias?
.:O que é infoxicação e como isso pode destruir você
.:Tecnologia sem limites: os riscos para jovens e crianças

E também, quando estiver do outro lado, produzindo conteúdo, postando fotos, vídeos, que você tenha um cuidado maior. Quem será que vai ler tudo isso? O que essas pessoas podem fazer com essa informação? Porque, senão, corre o risco até mesmo de propagar informações erradas. E acaba causando problemas para os outros que vão receber toda essa informação.

A internet é muito positiva, ela nos ajuda e nos aproxima de algumas pessoas. Porém, precisamos ter sempre o senso crítico, um olhar mais cuidadoso com tudo aquilo que recebemos e que repassamos para os outros. Se tivermos esse bom senso, essa consciência de que as informações precisam ser bem escritas, bem cuidadas, antes de passar para frente, muita coisa pode ser evitada.

Então, reflita um pouco sobre esse assunto, veja se faz sentido para sua vida, para seu cotidiano. E comente aqui algum outro assunto que você queira que a gente aborde. Ou alguma situação que você já vivenciou relacionada a esse tema. Espero que você tenha gostado e até o próximo vídeo.