Todo jovem normal quer namorar, esse é um anseio inato que brota no seu interior. Mas é preciso que se tenha uma noção clara do que seja o namoro, pois ele, por ser belo, não pode se tornar um desastre na vida de alguém. Quando você vai comprar a um sapato, pressupõe-se que não leva para casa o primeiro que experimenta, porque, antes, você escolhe entre vários outros, então, comparando essa atitude ao namoro, você precisa escolher com muito mais cuidado a pessoa com a qual vai viver e construir uma vida inteira, pois o namoro é para isso. Talvez, um dia, você possa mudar de casa, mudar de profissão, mudar de cidade, mas não poderá trocar de esposa ou de marido.
É claro que, você não vai escolher uma futura esposa ou um futuro marido como se escolhe um sapato. Já dizia o poeta que “com gente é diferente”; mas, no fundo, será também uma criteriosa escolha. O namoro é o belo tempo de saudável relacionamento entre os jovens, em que, conhecendo-se mutuamente, eles vão descobrindo e fazendo “a grande escolha”.
Já ouvi alguém dizer erradamente, que, “o casamento é um tiro no escuro”; isto é, não se sabe onde vai acertar; não se sabe se vai dar certo. Isso acontece quando não há preparação para a união definitiva, quando não se leva a sério o amor pelo outro. A preparação para o seu casamento começa no namoro, quando você conhece o outro e verifica se há afinidade dele com você e com os seus valores.
Se o seu namoro for sério, seu casamento não será um tiro no escuro nem uma roleta da sorte. O seu casamento vai começar num namoro. Não brinque com o namoro, não faça dele apenas um passatempo, ou uma “gostosa” aventura; você estaria brincando com sua vida e com a vida do outro.
Leia mais:
::Os dez atos para o casamento feliz
::Devo esconder o dinheiro do meu cônjuge?
::Como manter a sintonia do relacionamento
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com
Texto retirado do livro: “Jovem, levanta-te!”, do professor Felipe Aquino.