Construindo uma vida

Quero um casamento sólido. Como posso construir esse relacionamento?

Sem levar a sério o namoro não será possível construir um casamento sólido e uma família forte.

O namoro é o tempo do conhecimento entre duas pessoas que buscam algo a mais do que a amizade e, além disso, querem “construir uma vida em comum”. Portanto, é o tempo da “escolha”, e ela deve ser feita de maneira adequada.

Quando você vai comprar um sapato, não leva para casa o primeiro que experimentou, ainda que lhe agrade o preço, a cor e o modelo. É preciso, antes, saber se serve nos seus pés; caso contrário, experimenta vários outros e, muitas vezes, você vai de loja em loja até achar o par de sapatos adequados ao seu bolso, aos seus olhos e aos seus pés.

É preciso viver bem no namoro para ter um bom casamento

Ora, se um par de sapatos, que dura pouco tempo, é escolhido com tanto cuidado para que não lhe aperte os pés na hora de ser usado, então, mais ainda se deve escolher com carinho a pessoa com quem vamos construir uma família.

Cuidado com o tal “amor à primeira vista, muitos foram mal sucedidos por causa dele. A mulher da sua vida não é a mulher de um só instante. A emoção do primeiro encontro pode ser muito forte e, muitas vezes, não corresponde ao amor profundo e duradouro. O amor de duas pessoas se constrói e se aprofunda com o tempo, o conhecimento mútuo, o auxílio recíproco etc., e não é algo mágico de um só instante.

Quero-um-casamento-sólido-como-posso-construir-esse-relacionamento

Foto Ilustrativa: Jovanmandic by Getty Images

 

Namoro

O namoro é o tempo da escolha da pessoa adequada para conviver com você. Antes de tudo, não seja perfeccionista; a mulher perfeita não existe, o príncipe encantado dos filmes e dos seus sonhos também não.

Isso não quer dizer que você vai escolher qualquer um e passar por cima de qualquer problema que o outro traz consigo. É o coração que aproxima as pessoas, mas é a razão que deve decidir com quem se casar. Não basta que o sapato seja bonito e esteja na moda, é preciso servir nos seus pés. Já vi mulheres voltarem das festas trazendo os sapatos nas mãos porque não os aguentavam mais nos pés. Foram comprados só porque combinavam com a roupa, porém, estavam apertados.

Leia mais:
::Os dez atos para o casamento feliz
::Devo esconder o dinheiro do meu cônjuge?
::Como manter a sintonia do relacionamento
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com

Casamento

Deus é o maior interessado em que o casamento seja harmonioso; logo, a fé nos diz que Ele nos coloca no caminho da pessoa certa. Por isso, ore para encontrar a pessoa adequada para se casar com você, se é isso que você quer. Mais do que nós, Deus está interessado nisto; peça-Lhe com . Tenho visto muitos jovens de fé encontrarem a pessoa adequada para o casamento porque pediram isso a Deus.

“Vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada” (Gn 2,18).

Da mesma forma, a cada um que deseja casar-se, “no Senhor” (1Cor 7,39), Ele lhe dá uma pessoa adequada. Isso não quer dizer que Ele lhe dará uma pessoa perfeita e pronta, mas lhe dará uma pessoa com quem você poderá construir a vida a dois e formar uma família. O discernimento não será dispensado para se saber quem é esa pessoa, e o namoro é exatamente para isso.

Trecho extraído do livro: Família Santuário da Vida

banner afetividade


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino