Será?

É Deus quem escolhe alguém para eu amar?

É claro que você deve rezar e pedir a Deus para que Ele o ajude a encontrar a pessoa certa para o casamento, pois se podemos pedir qualquer coisa ao Pai do Céu, como Jesus nos ensinou, imagine essa, que será uma das escolhas mais importantes que faremos na vida.

Nós não tivemos a oportunidade de escolher a família em que nascemos, ou o nome, a cor dos olhos, tipo de cabelo etc. Agora, se podemos fazer a escolha da pessoa com quem iremos conviver por toda a vida, construindo um lar, precisamos caprichar.

É claro que nesse processo de escolha podemos – e por que não dizer, devemos – contar com a graça de Deus. Tem gente que recorre a tantas coisas na ânsia de acertar: horóscopo, cartomante, tamanha a insegurança e dúvida a respeito do que fazer.

Nós, que somos cristãos e amamos a Deus, recorremos a Ele porque confiamos no Seu amor de Pai, que quer o melhor para seus filhos. Você tem um Pai no Céu que atende a nossa oração e ajuda a quem Lhe pede; eu mesmo sou prova disso.

É Deus quem escolhe alguém para eu amar

Foto Ilustrativa: by Getty Images / Jovanmandic / cancaonova.com

Deus não escolhe, ele guia

Mas Deus fará tudo isso sem nunca tirar a sua liberdade de escolha. Não é Ele quem escolhe alguém para você, a escolha é sua! Mas, como Pai, Ele planeja o melhor para sua vida. E quando a gente pede para Deus, sua mão bondosa vai nos conduzindo e guiando.

Ele não vai obrigar você a se casar com uma pessoa que você não quer, como também não vai obrigar você a se casar com qualquer uma, só porque essa é a Sua Vontade. Deus nos respeita, mais do que nós mesmos nos respeitamos.

Ele não escolhe por você, porque escolher com quem se casar será a sua parte. Mas, como Pai, Ele o ajudará a escolher, se você pedir.

Na minha vida, por exemplo, como disse no capítulo anterior, foi assim: eu fiz um compromisso com Deus de esperar para encontrar a pessoa certa (porque, às vezes, agimos muito pela emoção e deixamos a razão e a oração de lado) e pedi a Ele que me ajudasse a encontrar a pessoal ideal, isto é, aquela que, como eu, O amasse e buscasse viver sua Palavra, que comigo quisesse construir uma família feliz e santa, que O colocasse em primeiro lugar.

Os caminhos devem se unir

No sacramento do Matrimônio, o casal é chamado a viver a unidade, a caminhar juntos e não separados. Então, se ambos caminham para esse propósito de vida na unidade, o namoro é o tempo de perceber se estão caminhando na mesma direção, pois se cada um caminhar para lados opostos, com propósitos de vidas diferentes, será uma vida de desencontros e desavenças.

Esperei a Fábia por dois anos. Ela não é perfeita, como eu também não sou; temos muito o que mudar. Nem acredito que ela seria a única mulher do mundo com quem eu pudesse me casar, mas acredito que quando Deus nos apresentou um ao outro, e quando eu a conheci, aí sim, a partir daquele momento, ela se tornou a única mulher para mim, aquela que eu escolhi para amar por toda a minha vida, e com a qual eu escolhi constituir uma família.

A exclusividade de uma pessoa em sua vida não começa antes de você conhecê-la, mas ela precisa se tornar exclusiva a partir do momento em que você a conhece e assume um compromisso de amá-la para sempre.

A Palavra que Deus me deu, quando pedi a Ele que confirmasse se a Fábia era a mulher da minha vida, me deu o suporte para que eu entendesse que existe um tempo em que o jovem chamado à vocação do Matrimônio começa a escolher a sua esposa, o qual eu entendi naquele momento já ter chegado. Mas entenda: a escolha era minha!

Você tem liberdade de escolha

Não compete à Palavra de Deus apontar e dizer: “é ela”, ou “não é ela”. Deus não fará isso, mesmo porque, se assim fizesse, Ele não te daria a liberdade de escolha. E essa é uma das primícias do amor de Deus, dar-nos a liberdade de filhos.

Quem decidirá é você. O que você pode e deve fazer é rezar, entregar sua vida a Deus e pedir que Ele ilumine seus caminhos.

Leia mais:
.:Fomos feitos por amor e para o amor, pois amar é a essência da vida
.:A diferença entre amar e estar apegado
.:Estar solteiro é sinal de uma vocação mal sucedida?
.:Nossa primeira vocação é amar

Nossa parte é cooperar com a graça de Deus para encontrar a pessoa adequada. Destino não existe, e Deus não determina uma pessoa se unir com outra sem que isso seja decisão dos dois.

A Bíblia indica o que procurar em uma pessoa

A Palavra de Deus nos orienta e nos mostra o caminho para a vida, abre o nosso entendimento, dá-nos sabedoria para fazer escolhas. Aprendemos com ela que precisamos escolher alguém que nos ame e respeite, a quem precisaremos amar e respeitar também se quisermos construir um lar feliz. Ensina também que não podemos construir uma casa sobre a areia, porque na vida matrimonial virão ventos, enchentes, tempestades, e que se a casa não estiver construída sobre a rocha, que é Jesus, ela não vai aguentar: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 5,5).

Deus lhe dará toda a graça para que você tenha sabedoria na escolha, mas quem irá procurar e escolher com quem se relacionar é você. A responsabilidade da escolha é sua.

Quereríamos que Deus escolhesse para nós a pessoa amada e que, inclusive, nos apontasse o endereço da sua casa para que pudéssemos encontrá-la, o que seria bem mais fácil e seguro, mas definitivamente Ele não fará isso, porque deu a cada um a liberdade de escolher.

O grande desafio de viver nesse mundo é que a vida não tem nada de seguro; vivemos em meio a incertezas, inseguranças e surpresas. O mundo está em constante mudança, e foi em meio a essa realidade que Deus nos permitiu viver.

Reze e medite nos relacionamentos

Mas, com tudo isso, temos a possibilidade de caminhar ou não com Deus, e essa escolha também é sua. Se escolhermos caminhar na Sua presença, teremos a certeza de que Ele sempre estará ao nosso lado, nos guiando e protegendo como Bom Pastor que é, livrando-nos do mal, pois Ele mesmo prometeu: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o final dos tempos” (Mt 28,20).

É esta certeza que deve nos mover como cristãos: Deus está sempre comigo. É com essa confiança que devemos rezar antes de começar um relacionamento; só não podemos fazer isso com o propósito de ouvir Deus dizendo “sim” ou “não” em relação a determinada pessoa.

E isso tudo não muda em nada o papel de Deus em nossa vida. Ele é o centro de tudo; foi Ele quem nos deu a capacidade de decidir e fazer escolhas. Nós é que precisamos assumir nossas responsabilidades e obrigações, sabendo que, se quisermos um matrimônio feliz e duradouro, precisaremos pôr a mão na massa e construí-lo, pois não está pronto. O que plantarmos iremos colher.

Deus é esse Pai que o ama demais, e torce para que você seja muito feliz e faça as melhores escolhas na vida. Por isso, é importante cultivar nosso relacionamento e amizade com Ele. Precisamos aprender a ouvi-Lo e dialogar como filhos, como Jesus nos ensinou no Evangelho:  Qual o pai entre vós que, se um filho pedir um pão, lhe dará  uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que O pedirem. (Lc 11,11-13)

O Espírito Santo é o guia

Creia: apesar de Deus não escolher por você, porque essa é a sua parte, Ele lhe dará o Espírito Santo, doce hóspede da alma, amigo fiel, para orientá-lo, para que você faça a melhor escolha, livrando-o também daquele relacionamento que Ele sabe que não lhe fará bem.

Reze e peça a luz do Espírito Santo para que você encontre a pessoa a quem amar, e a graça de poder viver um belo caminho de namoro com ela. Que vocês possam se conhecer de verdade, respeitando-se e vivendo cada coisa a seu tempo.

Ao escolhê-la, analise se é com ela que você irá se casar e construir um lar, e depois de uma escolha livre e consciente feita pelos dois, caminhem decididos até o fim, sempre na presença de Deus, para que tudo vá bem, mesmo em meio às provações.  Pois problemas virão, mas se vocês contaram em tudo com a graça de Deus, irão superá-los e viverão o verdadeiro amor.

Trecho extraído do livro Namoro: em busca do verdadeiro amor”, de Leandro Gavioli. 

banner relacionamento