O relacionamento familiar deve e precisa ser temperado pelos momentos de lazer, pois isso refaz nossas forças diante das dores e dos contratempos que a vida sempre traz consigo. Não estamos falando de grandes viagens, mas sim de momentos especiais, passeios em que o foco seja a família ou o casal. Precisamos nos empenhar em “estar juntos”. É muito bom e extremamente importante estarmos em família.
Também é importantíssimo dedicarmos tempo um ao outro, cuidar das forças físicas, psíquicas e espirituais. Como casal, precisamos sair para namorar, ver bons filmes, ler bons livros, participar de retiros espirituais, viajar e conviver. Isso ajuda, é lenha para manter o fogo acesso daquele amor entusiasmado que tínhamos quando éramos namorados ou noivos.
É importante dedicarmos tempo ao nosso cônjuge. Cuidar das forças físicas, psíquicas e espirituais
Precisamos entender que “o fruto mais substancial e importante que os pais devem dar aos filhos é o de sua união sólida e inquestionável. O primeiro dever e compromisso dos pais para com os filhos é o de se amarem um ao outro. E não há presente maior para um filho, não há nada que lhe dê tanta segurança e equilíbrio emocional do que perceber que os pais são apaixonados, que se amam de verdade.” (Diretório da Pastoral Familiar Documento 79 CNBB).
Leia mais:
.: Os 10 mandamentos do casal
.: Como driblar os conflitos do casal com a chegada dos filhos
.: A intimidade do casal e a realização sexual
.: Férias com muita diversão e gastando pouco
Por isso, toda dedicação e todo empenho no relacionamento conjugal é lucro para os filhos. Não é negligência deixá-los com os avós, tios ou amigos para que vocês tenham um “tempinho exclusivo” a sós. Eles, os filhos, serão beneficiados.
Que tal, hoje, encontrar esse tempinho?
Celiane Ramos
Missionária da Comunidade Canção Nova