Consagrar-se a Maria

O caminho de santidade para chegar a Jesus Cristo

Nossa Senhora nos ensina a nos aproximarmos de Jesus Cristo

No quinto capítulo do “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, São Luís Maria Grignion de Montfort nos apresenta motivos para nos consagrar inteiramente a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria. O quinto motivo apresentado pelo santo é que a verdadeira devoção a Nossa Senhora é um “caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã” (TVD 152). Neste artigo, trataremos da consagração a Maria como caminho para chegar a Cristo.

São Luís Maria afirma que: “a consagração é um caminho fácil que Jesus Cristo abriu ao vir até nós e, no qual, não se encontra obstáculo algum para chegar até Ele” (TVD 152). Pode-se chegar à união com Deus por outros caminhos, porém, esses serão muito mais difíceis e perigosos. Enquanto que, pelo caminho de Maria passaremos suavemente e tranquilamente.

O caminho de santidade para chegar a Jesus Cristo

Foto Ilustrativa: Arquivo CN/cancaonova.com

Nossa Senhora torna-se presente

Certamente, nesse caminho, haverá grandes combates e dificuldades a vencer. Mas, nele, Nossa Senhora torna-se presente. Fica próxima de nós, Seus servos, para iluminar nossas trevas, esclarecer as nossas dúvidas, confirmar-nos no meio dos nossos temores, sustentar nas lutas e dificuldades. Por isso, esse caminho para encontrar Jesus Cristo é um caminho cheio de rosas e mel em comparação com os outros (cf. TVD 152).

Os que são consagrados a Maria podem perguntar: “Por que os servos fiéis da Virgem passam por tantos sofrimentos? Muitas vezes, mais sofrimentos do que outros que não são tão devotos. E, São Luís, responde a essa questão dizendo que “é bem verdade que os mais fiéis servos da Santíssima Virgem são os seus maiores favoritos. Por isso, são eles que recebem d’Ela as maiores graças e favores do Céu, a saber, as cruzes” (TVD 154). Porém, ele diz também que “são os servos de Maria que levam essas cruzes com mais facilidade, com maior mérito e glória. Aquilo que deteria mil vezes outras almas ou as faria cair, não detêm os servos nem uma só vez; e os faz avançar” (TVD 154).

Leia mais:
.: A devoção à Nossa Senhora nos aproxima de Jesus
.: Como é o amor ardente de Jesus para Sua Mãe e Seus filhos?
.: Nossa Senhora nos ensina como restaurar uma alma despedaçada
.: Por que Nossa Senhora é considerada Mãe da Igreja?

Não tenha medo de consagrar-te inteiramente a Santíssima Virgem

Portanto, todo aquele que quiser avançar no caminho da perfeição, encontrar com segurança e perfeitamente a Jesus Cristo, deve consagrar-se a Santíssima Virgem. Pois, esse é o caminho aberto pelo próprio Cristo à Sabedoria de Deus Encarnada. Esse é um caminho fácil por causa da “plenitude de graça e de unção do Espírito Santo que o enche. Quem por ele caminha não se cansa nem recua” (TVD 168). Por isso, não tenhamos medo de nos consagrar inteiramente a Maria, pois ela nos leva a Jesus, nos ensina a nos configurar a Ele, que é a finalidade da vida cristã.


Natalino Ueda

Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia.  É o autor do blog Todo de Maria, que tem como temas principais a devoção mariana e a consagração a Nossa Senhora segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.