Tempo de conversão

Penitência? Para quê?

Não comer carne, não tomar refrigerante, chocolate nem pensar e não abusar das mensagens do celular. Vídeo game só daqui a 40 dias! Mas do que vale a penitência na quaresma? Será que não estou me privando de coisas tão boas que não têm nada de mau?
Poxa! Ao me preparar para viver esta Quaresma vejo que, às vezes, erro pensando que esse é um tempo de privação!
Não!
Mas é de buscar o sentido que falta!

Vejo que, muitas vezes, começamos bem esse tempo, mas depois parece que fica tão difícil…
Lembro-me dos anos que fiz penitência de não beber refrigerante. Nossa! A quantidade de festas que fui… e lá estando… quem eu encontrava?
Ele o refrigerante!
Bebia e pronto.

Vejo que propósito eu tinha, o que me faltava era a motivação, e esta faltava, pois faltava o sentido!
E assim a Quaresma se tornou um tempo chato para mim!
Mas hoje vejo que a finalidade do tempo quaresmal é de preparação: se preparar!
Preparar para quê?
Para a Misericórdia de Deus!
E essa preparação consiste em receber o dom de Sua misericórdia dom que recebemos à medida que abrimos o coração para Ele, lançando fora o que não pode conviver com a misericórdia.

Hoje vivo diferente minha Quaresma!
Lembro-me que quando estava solteiro  em minha casa comunitária tínhamos uma penitência comum a todos! Pois, enquanto casa, tinha uma parcela de misericórdia que a nós está reservada. Quando namorava eu e a Letícia fazíamos uma prática de oração comum naquele tempo que nos prepara! Pois junto a ela tinha reservado uma parcela da misericórdia!
Vejo que assim vou colocando sentido em cada prática e em cada penitência! E porque encontrei sentido, tenho motivação e se tenho motivação, vou a cada dia estando mais “de boa” para viver em todas as esferas de minha vida o tempo de preparar!

Lendo sobre o significado de conversão encontrei: “Processo através do qual as emoções se transformam em manifestações físicas”.
Sair das emoções e partir para ações! Isso gera sentido. Isso abre espaço para misericórdia!
Então, mais que deixar de fazer isso ou aquilo! Por que você não faz isso?
Faça! Faça com sua família, faça com seus amigos, faça com sua (seu) namorada (o)!

A Quaresma então é para todos!

“Tamu junto”

 


Adriano Gonçalves

Mineiro de Contagem (MG), Adriano Gonçalves dos Santos é membro da Comunidade Canção Nova. Formado em filosofia e Psicologia. Atua na TV Canção Nova como apresentador do programa Revolução Jesus. É autor dos seguintes livros: “Santos de Calça Jeans”, “Nasci pra Dar Certo!”, “Quero um Amor Maior” e ” Agora e Para Sempre: como viver o amor verdadeiro”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.