Pescador de pescadores

São João Evangelista, um mestre para nossos dias

São João Evangelista é um dos maiores modelos de santidade, devido ao seu amor para com Deus e pela sua pureza de coração e mente. E é precisamente por essas virtudes e pelo seu amor abrasador, com o qual ele sempre alimentou para com Jesus, seu Mestre, que teve o privilégio de reclinar a cabeça sobre o seu Sacratíssimo Coração.

São João Evangelista – um mestre para nossos dias

Créditos: sedmak / GettyImagens

Pescador de pescadores

São João foi chamado diretamente por Jesus, junto com seu irmão Tiago, enquanto ele estava na costa do Mar da Galileia. Trabalhava com seu pai, consertando as redes, pois eram pescadores. Sua prontidão em responder ao chamado do Senhor é admirável. Ele imediatamente deixa tudo e O segue para se tornar um “pescador de pescadores”, um pescador de homens”.

O chamado à vocação sacerdotal é um privilégio que o Senhor dirige àqueles que, escolhidos entre os homens, são “constituídos para o bem dos homens nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados” (Heb 5,1).

O Santo Apóstolo, por sua pureza e amabilidade, é um verdadeiro guia para aqueles que são chamados ao sacerdócio. Por seu exemplo, ensina a ouvir a voz do Senhor e a responder-lhe prontamente. Como ele está disposto a aprender os ensinamentos do divino Mestre, da mesma forma, foi preparado e instruído por Jesus e enviado para anunciar o Evangelho.

Entre os três mais próximos de Jesus

João foi o único apóstolo que seguiu o Salvador até o local da Cruz, auxiliando o grande Sacrifício que nos obteve a Salvação eterna, permanecendo unidos a Ele e a Virgem Maria, assim como o sacerdote permanece unido a eles no Altar durante a Missa. Ele também estava entre os três Apóstolos que Jesus queria ao Seu lado nos momentos mais importantes de sua missão terrena.

Juntamente com Pedro e Tiago, seu irmão, João foi escolhido por Jesus para assistir à sua manifestação divina no Monte Tabor, a Transfiguração, onde lhes revelou que nossa condição de servos, que Ele mesmo assumiu, “fora gloriosamente redimida […] para proclamar até os confins da terra que a imagem de Deus, segundo a qual o homem foi criado, embora corrompido em Adão, havia sido recriado em Cristo” (Martirologio Romano).

Eles também foram testemunhas de sua agonia no Getsêmani e, depois de viver Sua Paixão, eles se tornaram um modelo para todos os outros Apóstolos e discípulos que confirmaram e encaminharam a fé. São João ainda fala ao nosso coração, lembrando-nos do que realmente importa para o Coração de Jesus.

Veja mais:
.: Transfiguração de Jesus
.: Martírio de São João evangelista
.: 
Quinta-feira Santa: Instituição da Eucarista

Jesus amou São João de modo Especial

Ele teve uma experiência única de amor divino, da qual nos torna participantes por meio do seu Evangelho e das suas Cartas. Em particular, com as palavras da sua primeira Carta, nas quais nos deixa um grande ensinamento que deve marcar profundamente a nossa vida. De fato, ele escreve: “Deus é Amor, e aquele que habita no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele” (1 Jo 4, 16).

A São João, o próprio Jesus, do alto da Cruz, deixou-nos um testamento dirigido, confiando-o a Virgem Maria e a sua Mãe, colocando assim sob a proteção de Maria Santíssima toda a Igreja que estava prestes a formar e a cada um de nós, sublinhando a importância de se confiar sempre a Ela, um caminho seguro e um guia que conduza a Deus.

Jesus amou São João de modo especial porque nele viu um coração puro e que tudo se voltou para Deus, um homem forte em espírito e caráter, por isso, também chamado “filho do trovão”, mas sempre atento e dócil aos ensinamentos do Salvador que, dia após dia, instruiu seu coração preparando-o para ser um santo e fiel apóstolo de seu Evangelho até a morte, tornando-se, então, um modelo e um guia do Céu para todos os cristãos.

São João, Apóstolo do amor

“Este é João, que na Ceia pôs a cabeça sobre os seios do Senhor: um apóstolo abençoado, que conheceu os segredos do céu, e espalhou em todo o mundo palavras de vida.” (Hino da Liturgia Ambrosiana) Assim a Liturgia canta, e nós nos unimos na memória deste grande santo que, deitando a cabeça sobre o peito de Jesus, aprendeu na escola do seu Sagrado Coração e transmitiu os segredos através do seu apostolado. Como Ele, também nós devemos abandonarmo-nos completamente ao Senhor, encontrando descanso e paz naquele Coração que nos amou tanto, para sermos disfarçados para nós, para que pudéssemos entrar, e que ainda não deixa de nos amar e esperar.

São João pode guiar-nos para nos mostrar como se entregar completamente a Deus, amá-Lo, honrá-Lo, louvá-Lo e servi-Lo sob a proteção da Imaculada Conceição, pois ele teve a alegria de viver dia após dia ao lado de Jesus e da Virgem Maria, a quem acolheu na sua casa. Desse modo, também nós devemos abrir as nossas portas a Maria Santíssima, para que Ela possa vir e n’Ela habitar e trazer-nos o seu Filho Jesus amado.

Que São João, apóstolo do amor, nos ensine a amar Jesus e a Maria Santíssima com todo o coração, a seguir o Evangelho e a pô-lo em prática na nossa vida, a ter um coração puro e voltado para Deus, para que se fixem e nunca mais o deixem.

Dom Cristiano Sousa OSB Cam
Mosteiro de Fonte Avellana – Itália