O sofrimento à flor da pele

Neste dia 24 de Agosto, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu; apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Bíblia é citado com o nome de Natanael, filho de Tholomai, nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.

Bartolomeu-Natanael é modelo para quem deixa-se conduzir pelo o outro ao Senhor, pois assim o encontramos no Evangelho de São João: “Ele (Filipe) vai ter com Natanael e lhe diz: é Jesus, o filho de José de Nazaré”. Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal caraterística: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” ( Jo 1,47).

São Bartolomeu – Foto: José Luiz Bernardes Ribeiro

Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Depois da paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e neste local conseguido a conversão do rei Polímio, esposa e de muitas cidades. Deparando-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após arrancarem sua pele, mas não o Céu pois perseverou até o fim.

Oremos com São Bartolomeu:

Glorioso São Bartolomeu, modelo sublime de virtude e puro frasco das graças do Senhor!

Proteja este seu servo que humildamente se ajoelha a seus pés e implora que tenha a bondade de pedir por mim junto ao trono do Senhor.

São Bartolomeu use todos os recursos para me proteger dos perigos que diariamente me rodeiam!

Lance seu escudo protetor em minha volta e me proteja do meu egoísmo e de minha indiferença a Deus e ao meu vizinho.

São Bartolomeu, me inspire em imitá-lo em todas as minhas ações. Derrame em mim suas graças para que eu possa servir e ver a Cristo nos outros e trabalhar para a Vossa maior gloria.

Graciosamente obtenha de Deus os favores e as graças que eu muito necessito, nas minhas misérias e aflições da vida.

Eu aqui invoco sua poderosa intercessão, confiante na esperança que ouvirás minhas orações e que obtenha para mim esta especial graça e favor que eu reclamo de seu poder e bondade fraternal, e com toda a minha alma imploro que me conceda a graça… (fazer o pedido), e ainda a graça da salvação de minha alma e para que eu viva e morra como filho de Deus, alcançando a doçura do Vosso amor e a eterna felicidade. São Bartolomeu, rogai por nós!

Leia mais:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.