Exemplos de santidade

O que é mártir?

O caminho da santidade é uma escolha para vida toda, como já tenho afirmado há algum tempo em meus artigos. A missão de evangelizar não pode ser restrita ao serviço das pastorais ou aos encontros nas paróquias. O verdadeiro anúncio deve ser contínuo, não só por palavras, mas por uma vida coerente. É preciso dar testemunho àqueles que se distanciaram do caminho do Deus. Nunca foi dito que era uma missão fácil. Na verdade, os discípulos foram enviados “como ovelhas para o meio dos lobos” [1]. E, no curso da história, alguns receberam e honraram a missão de testemunhar o Evangelho com a entrega da própria vida, de perdê-la entre homens para encontrá-la
em Cristo Jesus [2]. Isso é ser mártir.

Muitos se escandalizam ao se depararem com os sacrifícios da vida cristã, como aconteceu com aqueles que ouviram as palavras do próprio Cristo, pois as achavam muito duras e abandonaram Jesus [3]. Embora as palavras sejam mesmo muito duras, o Caminho, a Verdade e a Vida [4] só se encontra de uma única forma, então são as palavras de Pedro que nos inspiram: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” [5]. Por isso, sejamos fiéis a missão que é mesmo desafiadora. E esses desafios, de sermos arrastados aos tribunais, perseguidos por dar testemunho, provocados por autoridades, odiados pelas palavras, de tudo isso Jesus nos avisou [6]. Com os anúncios dos desafios da evangelização, Jesus sempre nos lembra da presença de Deus e do Espírito Santo que nos guia, para sermos fiéis cumpridores da missão evangelizadora. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão sempre conosco.

o que é martir

O mártir entregou sua vida e dedicação a Deus

Ser mártir significa aceitar essas provações até a própria morte. O Papa João Paulo II nos ensina que “qualificamos de mártires aqueles cristãos que, no curso da história, suportaram sofrimentos, muitas vezes terrificantes pela sua crueldade ‘in odium fidei’. Aqueles a quem ‘in odium fidei’ era por último infligida a morte. Portanto aqueles que, aceitando deste modo os sofrimentos e suportando a morte, deram especial testemunho a Cristo”. O martírio é a prova maior da verdadeira entrega da vida à Jesus Cristo. O Santo Papa acrescenta que “o Martírio é grande prova, em certo sentido é a prova definitiva e radical. É a maior prova do homem, a prova da dignidade do homem diante do próprio Deus”.

A prova definitiva da entrega da vida à Deus é celebrada pela Igreja, como será até o fim dos tempos. O livro do Apocalipse conta quando se viu debaixo do altar as almas daqueles que foram imolados por causa da palavra de Deus e do testemunho que tinham dado, momento em que receberam uma veste branca e foi-lhes dito que
tivessem ainda um pouco de paciência, até que se completasse o número de seus companheiros no serviço e de seus irmãos que iriam ser mortos como eles [7]. O Papa João Paulo II ensina que no Reino de Deus os mártires recebem, junto a Cristo, uma forma particular e poder no mistério da Comunhão dos Santos e em toda a economia divina da verdade e do amor. No livro da Sabedoria, percebemos que o mártir é provado por ser digno de Deus aos olhos do próprio Deus: “Deus os pôs a prova e os achou dignos de Si” [8].

Leia mais:
.: Em Deus aprenda a viver a verdadeira fé e conversão
.: A conversão é o primeiro passo para a caminhada espiritual?
.: O que é ser um santo?
.: Beatificação, Servo de Deus e Mártir: qual a diferença? 

Exemplos de santidade

O exemplo dos mártires nos serve de testemunho para a compreensão da escolha pela vida plena em Jesus Cristo, que morreu na cruz pelos nossos pecados. Irmãos, às vezes, dedicamos o que nos parece ser muito tempo ao serviço de Deus e da Igreja, sendo eventualmente levados a arrogância de nos acharmos suficientes por isso. Ao nos compararmos aos tantos que se afastaram do caminho de Deus, o firme propósito da santidade pode parecer o bastante e inflar nosso ego. Mas lembremos daqueles que sustentaram a própria ao cabo da morte para, então, retornamos a humildade que deve ser evidente no serviço de amor à Deus. Que assim seja!

Citações do texto bíblico
[1] (Mt 10, 16); [2] (Mt 16, 24-28); [3] (Jo 6, 59-66); [4] (Jo 14, 6); [5] (Jo 6, 68);
[6] (Mc 13, 9-13); [7] (Ap 6, 9-11); [8] (Sb 3, 5).

Referências bibliográficas
BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB, 18 ed. Editora Canção Nova. 
JOÃO PAULO II. Homilia na Concelebração Eucarística na Colina dos Mártires. Otranto, 5 out. 1980.
SAGRADA BIBLIA. Traducción y notas Facultad de Teología Universidad de Navarra. Edição Digital. Editora EUNSA. 2016.

Equipe Formação Portal Canção Nova

banner_bíblia