SOLENIDADE

A festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

No dia 29 de setembro é celebrada a festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. A vida cristã é marcada por constantes batalhas, embora nossa natureza humana seja imperfeita, por vezes, nos leve a fraquejar. Mas, aos anjos, Deus confiou a tarefa de sempre lutar e vencer. Miguel venceu o demônio; Gabriel anunciou a Boa Nova; e Rafael é o guia por um caminho tranquilo e seguro. Em nossa vocação de serviço e glória a Deus, os três arcanjos estão sempre conosco, assim como estiveram na história da salvação.

A festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Aos arcanjos Deus confiou a tarefa de sempre lutar e vencer

Miguel travou a batalha nos céus contra o diabo e o venceu (Ap 12, 7-9). Ora, com o grande Miguel ao nosso lado, não há o que temer. De todo modo, não podemos nos esquecer de que “a antiga serpente, que é chamado diabo e satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele” (Ap 12, 9). E, na terra, o diabo tenta nos seduzir, seja argumentando pelo pecado, como convenceu Eva a comer o fruto proibido (Gn 3, 1-6), seja nos convidando a desafiar a Deus, como tentou o próprio Cristo no deserto (Lc 4, 1-12). Ao celebramos São Miguel Arcanjo, não sejamos ingênuos, mas conscientes da constante tentação que devemos combater.

Gabriel anunciou a Boa Nova a Maria, a Zacarias e a José. Ao ouvi-lo, nos lembramos de que o Filho de Deus foi concebido para viver, ensinar, morrer e ressuscitar, a fim de nos livrar do pecado (Lc 1, 26-38). Lembramos que para Deus nada é impossível, nem mesmo a gravidez de Isabel, estéril e já idosa (Lc 1, 11-20). Gabriel também nos apresenta os desígnios de Deus, assim como demonstrou a José (Mt 1, 20-23). A Boa Nova foi anunciada e em saudação a Maria foi dito que se alegre e que Deus está conosco, guardemos essa saudação em nossos corações.

Rafael guiou Tobias em uma viagem tranquila e segura. Ao apresentar-se a Tobias, o arcanjo lhe falou “tenho experiência e conheço todos os caminhos” (Tb 5, 6). Que bom companheiro para nossa caminhada cristã! Primeiro, Tobias conversa com seu pai sobre as dificuldades que encontrará no caminho e as soluções que pensou (Tb 5, 1-3). Depois, o encontro de Tobias com Rafael nos demonstra a providência divina (Tb 5, 6). Então, a companhia do anjo é abençoada pelo pai de Tobias (Tb 5, 17), assim como Deus nos envia a companhia dos anjos conforme nossas necessidades. Por fim, há o diálogo entre os pais de Tobias, nos direcionando à confiança no auxílio de Deus em nossa vida (Tb 5, 22). Assim, Rafael é o companheiro que nos guia e protege. Sejamos encorajados na caminhada cristã pela resposta de Rafael ao pai de Tobias: “vou acompanhá-lo, não temas” (Tb 5, 17).

Os arcanjos levam em frente o mistério salvífico

Nas palavras do Papa Francisco, Miguel, Gabriel e Rafael “estão diante de Deus, são os nossos companheiros porque têm a mesma vocação no mistério da salvação: levar em frente o mistério da salvação. Adoram a Deus, glorificam a Deus, servem a Deus”. Confiantes na proteção de Miguel, na Boa Nova anunciada por Gabriel e na companhia de Rafael, possamos encher-nos de força, alegria e conhecimento. Que assim seja!

Leia mais:
.:Oração a São Miguel Arcanjo para alcançar libertação
.:A missão de São Rafael Arcanjo
.:Conheça mais sobre a intercessão dos Santos Anjos
.:O Arcanjo Gabriel: o mensageiro da encarnação

REFERÊNCIAS

BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB, 18 ed. Editora Canção Nova.

FRANCISCO. Meditações matutinas na Santa Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta: Confiemo-nos aos arcanjos. Vaticano, 29 set. 2017.

banner_bíblia