✝️ Inspiração

Papa Leão faz 70 anos: história, missão e compromisso com a paz

Este ano de 2025, coincidindo com sua eleição, Papa Leão XIV completa 70 anos. O Dia da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro, foi escolhido por Deus para trazer ao mundo o menino Robert, na cidade de Chicago (Illinois, Estados Unidos) no ano de 1955.

O aniversário de Leão XIV já começou a ser celebrado. No último sábado, 6 de setembro, famílias que trabalham no Vaticano o homenagearam com uma “pizza marguerita” e muçarela formando a escrita “Viva o Papa Leão XIV”.

A trajetória de Leão XIV

Filho mais velho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e Mildred Martínez, de origem espanhola, Robert tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph. Sua infância foi tranquila, marcada por brincadeiras típicas da cultura norte-americana, como andar de bicicleta e jogar baseball. Curiosamente, sua mãe não permitia que ele saísse para pedir doces no Halloween, por considerar que isso se assemelhava a mendicância. Até hoje, seus doces preferidos são marshmallows.

A infância e a adolescência foram vividas com a família. Ele estudou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou, em 1977, em Matemática e estudou Filosofia. Em 1º de setembro do mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em St. Louis, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Chicago, e fez sua primeira profissão em 2 de setembro de 1978. Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes.

Como prior dos agostinianos, visitou mais de 50 países, incluindo China e Índia. Missionário dedicado, amigo de todos, sempre disposto a ajudar. Homem de profunda oração era o primeiro a estar na Capela logo pela manhã, segundo relatos daqueles que conviveram próximos a Robert Francis. São muitos relatos de quem conviveu de perto no Peru. Os testemunhos estão no Documentário disponível no site do Vaticano. Cidadão peruano, viveu mais de vinte anos como missionário no país, foi bispo de Chiclayo entre 2015 e 2023.

Em sua homenagem, está sendo lançada sua biografia oficial escrita pela jornalista americana Elise Ann Allen. Resultado de mais de cinco horas de entrevista, o conteúdo deve percorrer sua história iniciada nos Estados Unidos, sua vivência no Peru, sua trajetória como agostiniano e seu trabalho no Vaticano, a frente do Dicastério para o Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Ele foi criado e proclamado cardeal pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2023.

Leia mais:
.:Leão XIV e o martírio nos dias de hoje
.:Cem dias do Papa Leão XIV
.:O Ministério Petrino e o Pontificado de Leão XIV

Uma Igreja que constrói pontes

Desde sua eleição como 267º Romano Pontífice, em 8 de maio de 2025, com o nome de Leão XIV, tem pedido a paz constantemente. Em seu primeiro discurso na sacada da Basílica São Pedro convidou todos a buscarem juntos “ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, diálogo, sempre aberta para receber, como esta praça com os braços abertos, todos aqueles que necessitam de nossa caridade, presença, diálogo e amor”.

“As aparentes vitórias obtidas com as armas, semeando morte e destruição, são, na realidade, derrotas e nunca trazem paz e segurança! Deus não quer a guerra, quer a paz, e apoia aqueles que se empenham em sair da espiral do ódio e percorrer o caminho do diálogo”, disse no domingo, 7 de setembro de 2025, durante a Oração do Ângelus, no Vaticano.

Diante de tantos desafios, a esperança se faz necessária. Em uma entrevista recente concedida à TV italiana RAI, afirmou: “Considero que hoje a voz da Igreja, o testemunho da Igreja é uma voz que oferece grande esperança ao mundo, não como uma instituição, mas a Igreja vivida como uma comunhão de fiéis, com os mártires, com a presença e o testemunho de homens e mulheres que dão suas vidas mesmo em situações de violência, guerra, conflito”.

Com essa proposta, o Papa Leão XIV reafirma seu compromisso de ser um cidadão do mundo e um missionário do século XXI. Neste momento especial de seus 70 anos, o presente mais valioso que podemos oferecer são nossas orações por suas intenções e pela paz no mundo. E, quem sabe, se aparecer a chance, uma boa pizza ou marshmallows — seus doces favoritos — vão alegrar ainda mais essa data especial!


Rodrigo Luiz dos Santos

Missionário na Canção Nova, Rodrigo Luiz formou-se em Jornalismo pela Faculdade Canção Nova. É casado com Adelita Stoebel, também missionária na mesma comunidade. Autor de livros publicados pela Editora Canção Nova.