❤️ Aliança de amor

Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt: a serviço da Igreja e do mundo

O Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, fundado em 1965, é uma comunidade de sacerdotes cuja principal missão é servir os ramos e comunidades do Movimento de Schoenstatt em todo o mundo. É um Instituto de direito pontifício, e suas Constituições foram aprovadas em 1994.

Créditos: Schoenstatt Apostolic Movement.

Nossa missão

Trabalhamos pelas iniciativas de Schoenstatt onde quer que elas se desenvolvam. Servimos a outros projetos a partir da nossa experiência schoenstattiana.

Somos chamados a servir a Família de Schoenstatt Internacional e seus projetos como comunidade de sacerdotes e em nome do nosso Fundador, Padre José Kentenich.

Temos a tarefa de garantir a fecundidade do carisma do Padre José Kentenich no mundo atual. Isso inclui nosso trabalho em escolas, projetos sociais e outras iniciativas que contribuam para a educação e formação das pessoas em todo o mundo.

No mundo

Atualmente, o Instituto conta com quase 400 sacerdotes e está estabelecido em 21 países, servindo ao Movimento de Schoenstatt em cerca de 20 outros países. É organizado por províncias e delegações com estruturas próprias, sob a direção geral que tem sua sede em Schoenstatt, Alemanha.

Vida em comunidade

Nosso instituto tem um caráter marcadamente familiar. É inspirado pela família cristã, fundamentalmente pela vida da família intratrinária e pela família de Nazaré. Esse caráter deixa sua marca na comunidade como um todo e em suas partes. Toda a comunidade é uma grande família formada por famílias menores.

A origem da nossa família está na paternidade do Deus vivo, que nos escolheu em Cristo Jesus para sermos seus filhos, nos une no Espírito Santo e nos guia como um Pai e pastor numa história sagrada.

Por pertencermos à família, temos nosso fundador como pai e reconhecemos a paternidade daqueles que governam em nome do Instituto. Esse pertencimento nos permite dirigir-nos à Virgem como nossa Mãe e Educadora. Como filhos desta família, somos irmãos uns dos outros. O Santuário de Sion é nosso lar espiritual e o lugar onde se educa um verdadeiro espírito familiar.

Em profunda solidariedade uns para com e para com os outros, nos esforçamos por alcançar o ideal de ser uma comunidade de tarefas, de vida e de corações; neste caminho, tornamo-nos santuários vivos para os outros, construídos com pedras vivas unidas pelo poder do amor.

O amor fraterno nos impele a ser leais e respeitosos uns com os outros, o que significa tomar a iniciativa de mostrar confiança e pedir perdão. Isso se expressa nos braços abertos para acolher, no serviço abnegado e na corresponsabilidade vigilante. O amor familiar cria uma atmosfera de alegria. Nossa vida comunitária se desenvolve por meio de um espírito de oração e sacrifício, e da constante disponibilidade para educar e ser educado.

Construindo nossa comunidade como uma família de Deus, queremos dar uma contribuição importante para a realização do ideal da nova comunidade na família natural, na Igreja e na sociedade.

Leia mais:
.;O Jubileu do mundo missionário
.:Passado e presente na evangelização do Brasil – I
.:Jesus continua vivo e operante na Igreja

Sacerdotes da Aliança de Amor

Na base da nossa espiritualidade está a consagração a Maria e a prática de selar uma aliança de amor com ela. O amor a Maria é uma ajuda fundamental na nossa vida pessoal como sacerdotes. Permite-nos estar em contato com a realidade da vida e cultivar uma cultura de laços cordiais. Ao estarmos perto dela, cresce a nossa abertura ao Deus Trino.

Créditos: Schoenstatt Apostolic Movement.

Por experiência própria, sabemos que esse amor íntimo a Maria impulsiona a comunhão entre os sacerdotes. Assim foi na Igreja nascente, no cenáculo após a Ascensão do Senhor, reunida num mesmo espírito em oração junto a Maria. Dela aprendemos, repetidamente, a abrir as nossas vidas ao Espírito de Deus e a ousar trilhar novos caminhos, confiando na sua força e na sua graça.

Podemos esperar da intercessão de Maria uma ajuda constante em nosso compromisso pastoral. Ninguém como Ela tem tanto interesse em que a mensagem de Jesus alcance os corações dos homens. Ela é a Mãe da Igreja, por isso é bom e fecundo que ensinemos as pessoas a viver unidas a Ela em uma Aliança de Amor. Confiamos que a Igreja, modelada pelo amor a Maria, crescerá como uma família marcada por laços fraternos. Assim poderá se tornar a alma de uma nova cultura mundial.

Na Aliança de Amor com Maria, nossa Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, assumimos nossa responsabilidade pela vida que surge em seus Santuários em todo o mundo e, de maneira especial, pela fonte de vida de todo o Movimento de Schoenstatt, que chamamos de “Santuário Original”.

Fr. Peter Kühlcke
Secretário Geral – Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt
https://www.instagram.com/padresdeschoenstatt.br/