Entenda

Por que as crianças e os inocentes sofrem?

Muitos perguntam por que as crianças, tão inocentes, sofrem, e se Deus não estaria sendo injusto ao permitir isso. Deus não pode ser injusto, caso contrário, não seria Deus. As crianças e os inocentes sofrem, porque participam da dignidade humana e compartilham a sorte da humanidade.

O espiritismo quer explicar o sofrimento humano pela via da reencarnação, segundo a lei do Karma, de acordo com o qual se estaria expiando as culpas dos pecados cometidos em vidas anteriores. As sucessivas reencarnações se repetiriam até alcançar a purificação total da pessoa.

Acontece que ninguém provou, de maneira positiva, a reencarnação. Em estado psíquico normal, sem hipnose, ninguém tem consciência de já ter vivido anteriormente. Até mesmo um grande adepto moderno da reencarnação reconhece:

“O mais importante argumento contra a reencarnação é o esquecimento quase geral das vidas passadas; são extremamente raras as recordações da reencarnação; eis por que podem ser consideradas como ilusões individuais. Se é verdade que já vivemos algumas vezes, como se explica não só o esquecimento geral das vidas anteriores, mas o esquecimento dessas vidas por espíritos elevados, sobretudo pelos místicos, os quais penetram até a essência do ser?” (W. Lutoslawski, Preesistenza e Reincarnazione 61s).

Por-que-as-crianças-e-os-inocentes-sofrem

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Se uma pessoa está sofrendo neste mundo para se redimir de sua culpa, mas não sabe que culpa é esta, de nada valerá o seu sofrimento. Se ela não conhece os erros que cometeu no passado, como poderá corrigir a sua vida? Como, então, poderá melhorar a sua vida através da reencarnação, se não sabe em que melhorar? Esta é uma grande incoerência da “lei do Karma”.

Leia mais:
.: Se Deus existe, por que existe o sofrimento?
.: Existe sentido para viver o sofrimento?
.: Deus é responsável por nascer crianças com deficiências?

É interessante dizer que, mesmo sob estado hipnótico, em geral, as pessoas que dizem se lembrar de suas vidas anteriores identificam-se com pessoas ilustres e importantes; nunca com pessoas comuns. Douglas Home, observador desses fatos, dizia que já tinha encontrado doze Marias Antonietas, rainha da França; seis ou sete Marias Stuart, rainha da Inglaterra; muitos São Luizes, rei de França; uns vinte Alexandres Magno e Césares… No entanto, nunca encontrara alguém que dissesse que foi em outra vida uma pessoa sem importância.

Quando se visita uma clínica de doentes mentais, também é possível encontrar alguns doentes que se identificam com personagens importantes da história, afirmando: “Eu sou Napoleão!”.

Por que a criança sofre?

É claro, então, que a criança não sofre para pagar os pecados de uma suposta vida anterior. Ela sofre, porque é solidária com a humanidade; e as consequências dos erros desta a atingem também, embora seja inocente. Não é precioso inventar teorias complicadas para explicar o sofrimento; nem mesmo culpar a Deus por erros que são nossos.

Deus não interfere no sofrimento da criança a todo instante, fazendo milagres para impedir o mal, para não destruir a ordem natural que Ele mesmo criou. Deus não quis fazer o homem e o mundo como um teatro de marionetes, teleguiado por Ele. Ele impôs leis que regulam a vida e a natureza.

Em consequência do pecado, o sofrimento e a morte fazem parte da história de todos os homens, inocentes ou pecadores. Muitas vezes, um inocente morre por causa de um pecador. Os acidentes das estradas comprovam isso todos os dias; e ninguém pode culpar Deus, mas sim aos verdadeiros culpados, que são os maus.

São Paulo ensina que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6,23); e esta pode atingir a todos, inocentes e culpados, porque a humanidade é solidária, é unida. Cada pecado atinge todos os homens; assim como cada ato bom também os atinge.

A fé ensina que Deus Pai, pelo sofrimento redentor de Jesus, resgatará todo sofrimento da criança inocente e fará cada uma ressuscitar um dia com Cristo.

Não devemos esquecer que os primeiros mártires da Igreja são os inocentes que morreram pelas mãos de Herodes, em Belém (Jeremias 31,15). Hoje, são santos mártires da Igreja. O seu sofrimento não foi em vão. Não podemos olhar os fatos só com os olhos deste mundo; é preciso vê-los à luz da fé. A Paixão e Morte de Jesus resgatou o mundo.

História do trem

Ouvi uma história muito bela que não sei se foi verídica, mas que nos faz pensar. Em algumas cidades americanas, existem aquelas pontes sobre um largo rio, formadas de duas partes que se abrem e levantam quando passam sob elas os navios. Havia uma dessas pontes, que, além de tudo, continha uma estrada de ferro sobre ela. Um homem a operava. Quando vinha o trem, ele baixava a ponte para ele passar; quando vinha um navio, ele a levantava comandando máquinas e engrenagens enormes, que ficavam sob seus pés.

Certo dia, o seu filho pequeno foi visitá-lo, com uma bola nas mãos. Ao brincar com a bola, esta escapou-lhe e caiu lá no meio das engrenagens. Logo, o garoto desceu os degraus para pegá-la, sem que o pai pudesse impedi-lo, e se meteu no meio das grandes engrenagens. E eis que o trem vinha vindo; e ele teria de baixar logo a ponte, sabendo que o filho estava lá em baixo correndo risco. Gritou desesperado para que o filho deixasse a bola e subisse, mas este não o ouvia. Eis que o trem se aproximava rapidamente, e ele sentiu que não teria tempo de ir buscar o garoto antes de o trem passar. Ficou com o coração na mão, pois o dilema era enorme: se baixasse a ponte, as engrenagens matariam o seu filho; se não a baixasse, seria uma enorme tragédia, muitas pessoas pereceriam no acidente.

Não teve alternativa. Com o coração sangrando e os olhos cheios de lágrimas, baixou a ponte. O trem passou e as pessoas, como faziam de costume, lhe abanavam os lenços e lhe davam adeus, sorrindo.

O Pai entregou Jesus por nós assim. Ainda duvidaremos do Seu amor? Por isso, diante da dor e da morte, mesmo de uma criança inocente, façamos silêncio e jamais ousemos culpar Deus, pois não somos dignos nem capazes de compreender Seus santos desígnios. É melhor não crer em Deus do que crer em um Deus que seja malvado.

banner_espiritualidade


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino