Conteúdos de qualidade

Como controlar o conteúdo que as crianças assistem na internet?

Pequenas ou grandes, as crianças estão ali. Vídeos infantis, coloridos, músicas de todos os tipos, animadas por desenhos ou fotos, e pronto, ali já ficam vidradas. Os olhinhos brilham, o dedinho já rola pra lá e pra cá. Nesse momento, o silêncio alivia pais e responsáveis.

É uma distração. É até um alívio mesmo às vezes. Mas até aí o cuidado precisa ser constante e monitorado.

Testemunho

Em nosso trabalho, no setor infanto-juvenil na Canção Nova, temos contato com muitas mães e suas experiências. Veja este testemunho que ainda é do tempo da TV ou DVD, mas sua atitude serve para os tempos de hoje:

“Nossos filhos pequenos ficavam na parte da manhã em casa com uma babá, e a tarde iam para a escolinha. Deixávamos um roteiro da manhã e de como deveriam ser as atividades. A sequência era, tomar café, fazer a tarefa da escola (caso não tivesse feito), sair para brincar no pátio do prédio onde morávamos e, depois, poderiam ficar por uma hora vendo TV ou DVD. Os programas e vídeos eram escolhidos por nós.

Como controlar o conteúdo que as crianças assistem na internet

Foto Ilustrativa: fizkes by Getty Images / cancaonova.com

Quando a TV não atendia nossas necessidades, já deixávamos os DVDs próprios com conteúdos educativos e religiosos, porém infantis e alegres, para que eles tivessem este momento. O mesmo acontecia quando nós, eu e meu esposo, estávamos em casa com eles. Eram brincadeiras, leitura de histórias, muitas vezes bíblicas, tarefas e um tempo de TV ou vídeo, já selecionados por nós. Penso que isso fez uma grande diferença na vida deles. Ainda há pouco tempo, ouvi minha filha, já adolescente, testemunhar entre amigos que, desde pequena, cresceu envolvida com produtos de evangelização.

Atento às armadilhas

Por outro lado, já ouvi reclamações do meu filho, também adolescente, em tom de brincadeira, dizendo: “Não entendo por que vocês não deixavam a gente ver esse desenho ou aquele, e esperou nós crescermos para ver alguns deles?”. Respondi: “Porque, quando você cresceu mais, eu pude lhe explicar o que ensinava aquele desenho e qual era o objetivo dele. Então, você já não assistia de maneira passiva, assumindo tudo para si, mas sim com um olhar mais esperto, para não cair nas armadilhas embutidas ali”. Bom, não costumamos impedi-los de ver tudo, mas o que conseguimos retardar para explicar ajudou muito. Em alguns casos, a explicação do que era já fazia com que eles mesmos não quisessem ver.”

Leia mais:
.:A exposição dos filhos na internet
.:Como lidar com o bombardeio de informações nas mídias sociais?
.:Os riscos do uso da tecnologia por crianças e adolescentes
.:Que mal pode haver por trás das mídias sociais?

Dicas de conteúdos para crianças

Crianças na internet é um dos desafios de hoje, mas quando é que não teremos desafios, não é mesmo?

Deixamos, aqui, para você sugestões que podem ajudá-lo na hora de selecionar os conteúdos de vídeo. No nosso vídeo – ‘Cai, cai sementinha’ – fala que o coração das crianças é uma terra boa e bem fofinha, é preciso plantar ali a sementinha da Palavra de Deus. Lembrando que os bem pequenos estão na idade da repetição, então, vão querer ver e ouvir os mesmos vídeos inúmeras vezes; sendo assim, é melhor que sejam vídeos saudáveis, não é mesmo?