A Providência Divina é um cuidado de Deus, mas não podemos cruzar os braços e esperar que tudo provenha do Céu
Quem ama cuida! E amar é desejar o bem. Cuidar é promover esse bem; é a ação efetiva da manifestação do amor. Deus ama o ser humano, por isso, cuida dele. E, a forma concreta desse amor ser expresso e de nos conduzir, é conhecido como Divina Providência. É a proposta divina de pensarmos e agirmos conjuntamente com o Senhor, pois, o Pai tem o controle do que não podemos perceber nem enxergar. Ele quer nos dar sustento, quer nos ensinar e, principalmente, participar da nossa vida.
Para que possamos viver essa experiência, precisamos aprender a olhar todos os fatos segundo a luz divina. Nada acontece por acaso. Deus lhe diz algo, direciona e constrói em todas as ocasiões, sejam essas pequenas ou grandes, alegres ou tristes, de encontros ou desencontros.
Bondade Divina
É necessário que nunca deixemos de acreditar nesse amor/cuidado, ainda que tudo pareça contrário ao que interpretamos como bondade divina. Assim, necessitamos ter sempre em mente que o Altíssimo é poderoso o bastante para tirar algo melhor, mesmo dos males que venhamos a sofrer. Lembremo-nos de que: oportunidades também surgem de situações contrárias.
Não desista diante das frustrações. Persevere! É natural sofrer numa situação de perda ou resultado diferente aos nossos sonhos e pretensões, mas não pare nisso. É preciso levantar a cabeça e continuar, sempre contando com a força de Deus em você, a qual se faz presente por meio da Eucaristia, do contato com a Palavra, e nos fatos comuns do dia a dia, pois, contrariedade nenhuma é eterna. Em algum momento, o Senhor nos mostrará onde está o amor nessa adversidade.
Não se revolte com os fatos nem com a vida, não culpe o Céu. Mesmo aquilo que parece bom, pode ser ruim se não servir como crescimento humano nem espiritual. Tudo tem de servir para nos impulsionar para o Alto. Que tudo seja para a salvação de almas. Pode ser, também, que você não esteja preparado para usufruir de um bem corretamente, segundo o verdadeiro propósito para o qual foi criado.
Leia mais:
::Eu me relaciono de verdade com Jesus Salvador?
::A riqueza da leitura meditada e orante da Palavra de Deus
::O que fazer quando perdemos a vontade de rezar?
::Estou vivendo uma crise de fé. O que eu devo fazer?
Abandono aos cuidados de Deus
Embora a Providência Divina seja um abandono aos cuidados de Deus, não podemos cruzar os braços esperando que tudo provenha do Céu. Trabalho é fundamental. O divino não depende do esforço de nossas mãos, por intermédio dele quer agraciar o ser humano com Sua benevolência. Dê matéria-prima tanto para o plano material quanto para o sobrenatural, para agir em seu favor.
Por fim, o anseio de viver segundo a Divina Providência, nos aproxima d’Aquele que é o Autor supremo de todas as coisas. O mais bonito disso tudo é que cria um relacionamento de intimidade do Todo-poderoso com o ser humano. E realiza, verdadeiramente, o significado do nome como O conhecemos: Deus Conosco, Emanuel. Ele está no meio de nós, fazendo sempre o melhor.
Deus provê, Deus proverá, Sua Misericórdia não faltará.
Que Ele o abençoe!