Terceiro Domingo da Quaresma - Dia 11 de março

Terceira Semana da Quaresma

Uma vida Nova é possível

Como fazer para que a Boa Nova do Evangelho chegue a todas as pessoas e todos os lugares? Se o desafio sempre foi grande, maiores são as perguntas e as dificuldades no tempo em que vivemos. Os fatos nos atropelam, e ainda mais os negativos, pois nos deixam tantas vezes boquiabertos, na procura de respostas.

Diante de qualquer acontecimento e de qualquer situação, seja a mais escandalosa que existir, é bom aprender a enxergar o que ocorreu. Podemos buscar ajuda, com pessoas que viram os fatos, depois perguntar-nos sobre as causas e as conseqüências, conhecer pessoas envolvidas. Pode ser até uma notícia de jornal, tudo está carregado de lições. Estamos aprendendo a ver a vida, identificando as sementes do Verbo de Deus que o Espírito Santo plantou, mesmo no meio das situações negativas.

O segundo passo é confrontar com a Palavra de Deus, perguntando o que Ele pensa a respeito do que aconteceu, ou como Deus julga a situação e como julga nossa vida através dos acontecimentos.

A partir daí, nasce o nosso agir. Com a luz da Palavra de Deus, devemos perguntar o que pode e deve mudar em nossa vida através dos fatos. Este é um método de reflexão – ver, julgar e agir – que tem orientado muitos passos das pessoas na vida na Igreja. Jesus também se posicionou diante de notícias correntes e situações difíceis. Vejamos:

“Naquela ocasião se apresentaram informando-o sobre uns galileus, cujo sangue Pilatos havia misturado com os dos sacrifícios deles. Ele respondeu: Pensais que esses galileus, dado que sofreram isso, eram mais pecadores que os demais galileus? Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes,perecereis todos do mesmo modo. Ou aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, pensais que eram maisculpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. E lhes propôs a seguinte parábola: Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi buscar fruto nela e não encontrou. Disse ao vinhateiro: Há três anos venho buscar fruto nesta figueira e não encontro. Corta-a, pois, além disso, está esgotando o terreno. Ele lhe respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano; cavarei ao seu redor, porei adubo, para ver se dá fruto. Se não, a cortarás” (Lc 13,1-9).

Haveremos de aproveitar o tempo que nos é oferecido de presente. “Não demores em voltar a ele nem te delongues de um dia para outro” (Eclo 5,8).

“Tomai precaução, meus irmãos, para que ninguém de vós venha a perder interiormente a fé, a ponto de abandonar o Deus vivo. Antes, animai-vos mutuamente cada dia durante todo o tempo que se chama hoje, para não acontecer que alguém se torne empedernido com a sedução do pecado. Porque somos incorporados a Cristo, mas sob a condição de conservarmos firme até o fim nossa fé dos primeiros dias, enquanto se nos diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como aconteceu no tempo da revolta” (Hb 3,12-15).

O impasse vivido por Paulo, Silas, o carcereiro e sua família1 foi decisivo. O risco chegou a ser de eliminar a própria vida, vendo-se numa situação terrível, na qual a graça interfere para mudar tudo. Os dois presos transformam o cárcere
em casa de oração2, como os três jovens na fornalha da Babilônia3. O terremoto é manifestação de Deus. Abrem-se as portas, de acordo com a promessa do profeta4, e eles saem livres.

O efeito mais maravilhoso é a conversão do carcereiro, que foi libertado por Paulo da tentativa de suicídio. O preso acaba sendo o libertador. Depois, o homem escuta, crê, cuida dos feridos, se batiza, com toda a sua família, e festeja o acontecimento com um banquete.

Durante esta semana, aproveite para rever a sua vida, com atenção às situações mais difíceis. Descubra como os sofrimentos e desafios foram, misteriosamente, os caminhos percorridos pela graça para suscitar em sua vida a novidade de uma vida convertida. Aproveite para descobrir como você pode ser mais apóstolo e evangelizador no meio das situações complicadas. É uma ótima oportunidade para colher as lições dos últimos acontecimentos em que você e sua família se envolveram.

O Pão da Palavra

As situações mais difíceis encontram o caminho em Jesus, Salvador do mundo. Ele restaura a pessoa humana por dentro. A proposta da leitura orante da Palavra de Deus é destinada a estabelecer este contato diário com a Palavra! Lembre-se dos passos indicados no início do Retiro.

Terceiro Domingo da Quaresma – Dia 11 de março

Prepare sua participação na Santa Missa de Domingo, rezando com os textos da Liturgia. Seu Retiro Quaresmal é vivido hoje com sua comunidade paroquial: Ex 3,1-15; Sl 102; 1Cor 10,1-12; Lc 13,1-9.

Terceira semana da Quaresma

Com as indicações para a leitura orante da Palavra de Deus, reze com os seguintes textos, que são os indicados como segunda leitura nos domingos da Quaresma de 2007:

Quarenta dias “de joelhos”

Oração pessoal e oração litúrgica, feitas em comum com a Comunidade. A oração mais
perfeita e mais completa da semana é a Missa de Domingo.
Estamos em campanha “em favor do Domingo”, especialmente do Domingo celebrado na Igreja, com a participação da família. Não custa insistir. Deixe que sua família se sinta de novo convidada à Missa, no Dia do Senhor. Depois, além da oração proposta pelo Retiro Popular, faça a visita ao Santíssimo Sacramento em sua Paróquia ou em outra Igreja.

– Reze a cada dia o Salmo 137:

– Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
– Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “Como a glória do Senhor é grandiosa!”

– Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, e de longe reconhece os orgulhosos.
Se no meio da desgraça eu caminhar, vós me fazeis tornar à vida novamente;

– Quando os meus perseguidores me atacarem e com ira investirem contra mim,
estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra.

– Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos
peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

O Jejum

Em nossos dias, pode acontecer que o que mais perturba um sadio recolhimento e uma disposição espiritual renovada sejam os sentimentos cultivados na alma, as imagens e as palavras.
Uma renúncia aos entraves que estão dentro de nossos corações será um caminho frutuoso para a Quaresma. Por isso, propomos o jejum da alma: renunciar à inveja, ao ciúme e às divisões, já que a novidade começa no coração de quem
tomou consciência primeiro! Esta será uma semana magnífica se você der o primeiro passo, começando em sua casa.

Quaresma de caridade

Nossa proposta é recordar as Obras de Misericórdia. As Corporais são: dar de comer a
quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os que estão nus; visitar os enfermos; dar pousada aos peregrinos; remir os cativos e oprimidos; enterrar os mortos. As obras de Misericórdia Espirituais são: dar bons conselhos; ensinar os ignorantes; consolar os tristes; corrigir os que erram; perdoar as injúrias; sofrer com paciência
as fraquezas do próximo; rogar a Deus pelos vivos e defuntos. Para praticar nesta semana obras de misericórdia espirituais, promover a reconciliação em sua família, envolvendo especialmente os mais afastados.

:: Saiba com fazer o Retiro Popular

Extraído do livro “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Retiro Popular 2007) de Dom Alberto Taveira Corrêa