Retiro Popular - 4º semana - Dia 8

Retiro Popular – 4ª Semana da Quaresma
Leia o direcionamento para esta semana – Dom do Espírito Santo


Nossa quarta semana da Quaresma começa com a leitura orante da Palavra de Deus. Depois de ter conhecido o texto bíblico através da leitura e da meditação, se passa à oração, já que quem teve o contato pessoal com o Senhor se coloca em suas mãos, pedindo sua ajuda e graça para dar sentido à própria existência. O ponto de chegada é a contemplação do Senhor, para viver a experiência da gratuidade do encontro com Deus, que se dá a conhecer e que busca o encontro conosco. Do encontro com o Senhor, a ação será a conseqüência natural, sabendo que o texto sagrado não é uma informação, mas uma Boa Nova, e que devemos transformá-la em vida, para ter a vida que só o Senhor nos pode dar.

Durante esta semana, sua oração diária do Retiro Popular começará com a Ladainha do Espírito Santo:

Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós. Divino Espírito Santo, ouvi-nos.
Espírito Paráclito, atendei-nos. Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Espírito da verdade, tende piedade de nós. Espírito da sabedoria, tende piedade de nós.
Espírito da inteligência, tende piedade de nós. Espírito da fortaleza, tende piedade de nós.
Espírito da piedade, tende piedade de nós. Espírito do bom conselho, tende piedade de nós.
Espírito da ciência, tende piedade de nós. Espírito do santo temor, tende piedade de nós.
Espírito da caridade, tende piedade de nós. Espírito da alegria, tende piedade de nós.
Espírito da paz, tende piedade de nós. Espírito das virtudes, tende piedade de nós.
Espírito de toda a graça, tende piedade de nós. Espírito da adoção dos filhos de Deus, tende piedade de nós
Purificador das nossas almas, tende piedade de nós. Santificador e guia da Igreja, tende piedade de nós.
Distribuidor dos dons celestes, tende piedade de nós. Conhecedor dos pensamentos e das intenções do coração, tende piedade de nós.
Doçura dos que começam a vos servir, tende piedade de nós. Coroa dos perfeitos, tende piedade de nós.
Alegria dos anjos, tende piedade de nós. Luz dos patriarcas, tende piedade de nós.
Inspiração dos profetas, tende piedade de nós. Palavra e sabedoria dos apóstolos, tende piedade de nós.
Vitória dos mártires, tende piedade de nós. Ciência dos confessores, tende piedade de nós.
Pureza das virgens, tende piedade de nós. Unção de todos os santos, tende piedade de nós.
Sede-nos propício, perdoai-nos, Senhor. Sede-nos propício, atendei-nos, Senhor.
De todo o pecado, livrai-nos Senhor. De todas as tentações e ciladas do demônio, livrai-nos Senhor.
De toda a presunção e desespero, livrai-nos Senhor. Do ataque à verdade conhecida, livrai-nos Senhor.
Da inveja da graça fraterna, livrai-nos Senhor. De toda a obstinação e impenitência, livrai-nos Senhor.
De toda a negligência e de todo medo, livrai-nos Senhor. De toda a impureza da mente e do corpo, livrai-nos Senhor.
De todas as heresias e erros, livrai-nos Senhor. De todo o mau espírito, livrai-nos Senhor.
Da morte eterna, livrai-nos Senhor. Pela vossa eterna procedência do Pai e do Filho, livrai-nos Senhor.
Pela encarnação do Filho de Deus, livrai-nos Senhor. Pela vossa descida sobre Jesus Cristo batizado, livrai-nos Senhor.
Pela vossa vinda sobre os discípulos do Senhor, livrai-nos Senhor.
No dia do juízo, livrai-nos Senhor. Apesar de nossos pecados, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que nos perdoeis, nós vos rogamos, ouvi-nos. Para que vos digneis vivificar e santificar todos os membros da Igreja, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis conceder-nos o dom da verdadeira piedade, devoção e oração, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis inspirar-nos sinceridade na misericórdia e na caridade, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis criar em nós um espírito novo e um coração puro, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis conceder-nos verdadeira paz e tranqüilidade do coração, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis fazer-nos dignos e fortes, para suportar as perseguições pela justiça, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis confirmar-nos em vossa graça, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis receber-nos no número dos vossos eleitos, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis ouvir-nos, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Espírito de Deus, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, enviai-nos o Espírito Santo.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, mandai-nos o Espírito prometido do Pai.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos o Espírito de bondade.

As leituras da quarta semana da Quaresma são indicadas para nossa oração pessoal, a ser feita segundo o roteiro da “leitura orante da Palavra de Deus”.

Dia 8 de março, 4ª Semana da Quaresma:

Jeremias 11 ,18-20; João 7,40-53

Prepare o ambiente exterior e interior, avivando a fé e invocando o Espírito Santo:
a) lê-se, em primeiro lugar, uma passagem da Escritura;
b) segue-se um tempo de meditação, que é um aprofundamento do sentido do que se leu, apelando à inteligência, à memória, à imaginação e ao desejo, eventualmente com a partilha da palavra;
c) à medida que se vai escutando o que Deus diz, o fiel responde com a oração, que pode ser de arrependimento, de ação de graças, de intercessão, de súplica ou de louvor;
d) na medida da graça do Espírito Santo, esta oração desabrocha em momentos de contemplação, que tornam mais viva e íntima a comunhão com Deus, e predispõe a alma para uma vida mais santa e mais ativa na realização do Reino de Deus. Faça esta experiência com o texto da Transfiguração e depois, a cada dia da semana, com os textos da Escritura, que são indicados.

Ouça e faça o retiro deste dia com a gente